Portanto, Paulo reflete qual é a engenharia da igreja. Por isso justifica-se dizer que aos Efésios é eclesiológica. O apóstolo vai esclarecer, com exatidão, o perfil de cada qual que a ela genuinamente pertence.
Enquanto Pedro menciona pedras que vivem, lembrando o altar do Antigo Testamento, Paulo vai falar de um edifício, muito provelmente reportando-se às edificações greco-romanas.
Ou como já mencionou no capítulo 1, um corpo, do qual Cristo é a cabeça. Daí mencionar a justa articulação de cada parte, o suprimento que provém de Cristo, o processo contínuo de edificação, sempre em amor.
No final do capítulo 2, Paulo vai mencionar como se dá a transição do homem/mulher sem Cristo, para o convertido por e a Jesus. Cinco características do não convertido ele elenca: (1) sem Cristo; (2) separado da comunidade de Israel; (3) estranho às alianças da promessa; (4) desprovido de esperança; (5) sem Deus no mundo.
Para então descrever o que recebem em e de Cristo: ¹³ "Mas agora, em Cristo Jesus, vocês, que antes estavam longe, foram (1) aproximados mediante o sangue de Cristo." Ef 2. E continua: (2) ele, Cristo, é a nossa paz; (3) de ambos, judeus e gentios, fez a paz, implodindo a muralha de separação, a barreira da inimizade.
(4) anulou em seu corpo a lei dos mandamentos, tópico este um dos mais difíceis para o judeu compreender; (5) criou em si mesmo um novo homem, fazendo agora a paz com Deus; (6) reconciliou ambos com Deus, num só corpo, que se chama igreja, e o fez por meio de sua cruz, detonando a inimizade; (7) anunciou paz, aos de perto e aos de longe, por meio de si mesmo na cruz estabelecendo, pelo Espírito, acesso ao Pai.
Agora não mais vagamos pelas ruas do Antigo Egito, na noite da 10ª praga, porque não mais somos estrangeiros e peregrinos, mas somos família de Deus. Estamos edificados sobre o fundamento de apóstolos e profetas. Jesus é nossa pedra angular. Somos edifício que cresce para ser santuário ao Senhor. Em quem estamos senso edificados, para nos tornarmos habitação de Deus, por meio do Espírito.
Se para católicos, por exemplo, que super dimensionam a igreja, então dizemos "nós somos a igreja", não "estamos na igreja", e também "não recebemos sacramentos", nós somos sacramento, aos judeus vamos dizer "não vamos ao templo", nós somos o templo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário