⁹ "Quando esses seres viventes derem glória, honra e ações de graças ao que se encontra sentado no trono, ao que vive pelos séculos dos séculos, ¹⁰ os vinte e quatro anciãos prostrar-se-ão diante daquele que se encontra sentado no trono, adorarão o que vive pelos séculos dos séculos e depositarão as suas coroas diante do trono, proclamando:
¹¹ Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as coisas tu criaste, sim, por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas." Ap 4.
A fala dos Seres Viventes torna-se ensejo para mais um hino de louvor a Deus. Os 24 anciãos, a esse sinal, prostram-se para adorar a Deus, depositando suas coroas diante dEle e proclamam o cântico.
Glória, honra e poder são votados ao Senhor, como único digno, e as razões são detalhadamente expressas: Deus é o criador, por bondade voluntária, sem o que nada do que existe tenha surgido.
³ "Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem." Hb 11.
Tanto a natureza, quanto o primeiro casal, assim como todo o universo infinito são obra de Deus. Na terra, plantou um jardim e pôs nele o casal, homem e mulher, que criou à Sua imagem e semelhança.
Essa primeira exaltação, no Apocalipse, no início de todo o drama, reporta tanto ao início, no Gênesis, como ao início, em João: aquela, de toda a criação e esta, do plano eterno de encarnação do Verbo, para a redenção de toda a humanidade.
¹ "No princípio, criou Deus os céus e a terra. ² A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas." Gn 1.
¹ "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. ² Ele estava no princípio com Deus. ³ Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez. ⁴ A vida estava nele e a vida era a luz dos homens. ⁵ A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela." Jo 1.
Pois a dignidade, honra e glória somente a Deus devidos, correspondem ao propósito de Sua bondade, com relação a toda a criação, especificamente para com homem e mulher, alvo e reflexo da bondade de Deus que, mesmo ainda antes da criação nos ama:
³ "Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo, ⁴ assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor ⁵ nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade," Ef 1.
O Apocalipse configura os acontecimentos definitivos da história. Muito em sua composição consta em trechos da literatura apocalíptica do Antigo Testamento. O desfecho dos propósitos de Deus ao longo da história, assim como no destino de sua obra, na criação, estão definidos.
Portanto, percorrendo todo o livro, será possível testemunhar, pelo agir de Deus, a partir do trono no céu, os atos finais de Seu juízo e desígnios com relação à salvação, bem como da restauração de toda a criação, assim delineados.
A cada passo, até mesmo quando astros celestes constituem-se em sinais, oceanos, rios e todas as águas previnem e avisam que toda a natureza testemunha e anuncia o epílogo de toda a saga da humanidade.
¹⁹ A ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus. ²⁰ Pois a criação está sujeita à vaidade, não voluntariamente, mas por causa daquele que a sujeitou, ²¹ na esperança de que a própria criação será redimida do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. ²² Porque sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora. ²³ E não somente ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, igualmente gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção de filhos, a redenção do nosso corpo." Rm 8.
Esta exaltação inicial predispõe e previne todo o drama, assim visto em seu todo, incluindo homem e mulher, criados à imagem e semelhança de Deus, redimidos pela dádiva do Filho, assim como refletida em toda a criação, sejam astros, toda a natureza incluída e demarcada na história da humanidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário