segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Pai, conta uma história?

      Eu incomodava com esse pedido. Meu pai me acostumou bem. Contava histórias bíblicas. Sansão, verdadeiro super herói. José e seus irmãos. Davi e sua valentia. Jesus e suas andanças.

     Minha mãe ouvia esse pedido, minha avó, mãe dela, ouvia esse pedido, até as tias ouviam: Nice, Gislaine, Miriam, talvez até Leila, a caçula, a que tem a idade mais próxima da minha.

      Você conta histórias bíblicas a teus filhos? Eu contei, confesso, menos do que meu pai contava. Ele ainda pôde contar ao Isaac a história de Zaqueu. Dorcas, minha mãe, completou contando histórias e estimulando a leitura da própria Bíblia, o Livro-fonte.

     Ora, alguém dirá, eu conto histórias aos meus filhos, filhas. Não precisam ser bíblicas. Sei do valor e função da história na mente e no desenvolvimento das crianças. Está bem, sabichão. Mas está aqui quem falou. Para suas crianças conhecerem Deus, conte as histórias da Bíblia.

     Ora, alguém dirá, de novo: eu não acredito em Deus. Não? Problema seu. Dê a seu filho chance de crer. E não pense que está com a razão. Há gente mais inteligente, inclusive, mais humilde do que você, que crê. Cesse a sua discriminação.

     Conheci uma mãe que argumentou comigo que, sim, expunha sua filha, sem medo, ao contato com a religião e a deixava intuir histórias e conversas, porque diz: eu não creio em Deus, mas quero que minha filha decida por si mesma.

     Em minha congregação, as meninas perguntam: a que horas vai começar a escolinha? Ansiedade, pura ansiedade por ouvir histórias. Você já parou para pensar no efeito que fazem as histórias na mente e no coração dessas crianças?

    Mais uma vez você dirá ser deletério esse interesse. Dirá que expor a criança a esse tipo de história será nocivo. Você tem medo de que seu filho ou sua filha acreditem em Deus. Ridículo? Você já ouviu a história de Thor, o deus do trovão?

     Já ouviu falar em Marvel Comics? É um herói de história em quadrinhos, filho de Odin, deus da mitologia nórdica. Você tem medo de seus filhos acreditarem nesse deus? Eu acredito em Thor. Mas distingo essa história daquelas outras. Thor é Comics, puro entretenimento.

     Não tenha medo de seu filho ou filha acreditarem em Thor. Puro entretenimento. É outra história. Agora, não privem seus filhos de ouvir histórias bíblicas. E, como adultos, façam como Jesus disse: tornem-se crianças e leiam essas histórias, contem a seus filhos e a outras crianças essas mesmas histórias. Contem a outros adultos essas histórias.

    Não tenha medo de Deus. Não deixe de ler histórias bíblicas. Não abandone o Livro. Não abandone a escolinha, como lugar de contar e ouvir histórias. Quanto mais perto de uma escolinha a igreja for, melhor pra todos e mais à vontade Deus vai se sentir em nosso meio.

Um comentário:

  1. "Não tenha medo de Deus. Não deixe de ler histórias bíblicas. Não abandone o Livro."

    ResponderExcluir