segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Tentação

         Considerando, para Cristo, luta íntima intensa contra as sugestões feitas por Satanás, Jesus enfrentou, internamente, três principais tentações.

        O conflito interno do homem Jesus referiu-se a (1) acreditar que tinha superpoderes, para realizar qualquer milagre na hora que bem entendesse, principalmente para suprir suas humanas limitações, usando e abusando do mandado divino;

        (2) realmente acreditar que Deus teria a obrigação de lhe poupar a vida, livrando-o de toda e qualquer ameaça de que, humanamente, pudesse ser alvo: definitivamente, não correria nenhum risco;

        (3) acreditar que poderia, duma vez, dar jeito no mundo, assumindo autoridade estranha a si mesmo, supondo mesmo que seria capaz de governar o mundo com "justiça", de modo atabalhoado, em conflito aberto com o Pai.

       A reação de Jesus a essas tentações marcam Sua identidade como o único que venceu satanás, diferentemente do casal primordial, no Éden. Tal vitoria, como marco inicial de Seu ministério, predispôs Jesus a cumprir Sua vocação.

      Milagres de Jesus nunca estiveram a serviço dEle mesmo, porém realizou-os em total submissão ao Pai. Constituíam-se num sinal da presença do Reino de Deus no mundo, assim como era referendo de que era apóstolo de Deus no mundo.

      Não tinha seguro total, como se o Pai tivesse obrigação de lHe preservar a vida. Jesus já conhecia os textos do Antigo Testamento, a Bíblia de seu tempo, suficientemente para atribuir a Si mesmo os que indicavam o sofrimento e a rejeição de que seria alvo, até a morte.

       E para Ele, o principal problema do mundo era destruir o mal em seu nascedouro, porém preservando homem e mulher, portadores por excelência do pecado. Portanto, não lHe impressionou ser tentado a governar o mundo, solução superficial para o momento, porém direito Seu inalienável.

       Tentações-modelo vencidas por Jesus, as mesmas aplicadas à igreja, que pensa que pode requerer autoridade para milagres, na hora em que bem entender, ou que pode aspirar a governar o mundo, a pretexto de sua suposta posição diante de Deus.

           Ou se ainda pensa julgar-se a si mesma ser invulnerável, como se fosse blindada por Deus, tornando-se pivô dos seus próprios caprichos, apta a encarar o que elege para si mesma como prioridade e falsa marca de seu triunfalismo.

        Como diz Paulo Apóstolo, se Cristo tem uma glória, essa é a igreja que, por sua vez, se também a possui, Jesus é essa glória. Daí a equivalência em prova de autenticidade compartilhada entre Jesus e sua igreja. Vitórias de Cristo são nossas próprias. Assumamos. Porém, no poder de Jesus, não nos deixemos persuadir em nada por satanás, uma vez que, constantemente, somos por ele tentados.
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário