domingo, 21 de agosto de 2016


      161 - Minha denominação

       Lembrei muito de minha mãe Dorcas, porque os congregacionais comemoram 161 anos. Em 10 de maio de 1855 o casal Robert e Sarah Kalley chegaram, de navio, ao Rio de Janeiro, capital do Império.

        E em 19 de agosto desse mesmo ano iniciavam, já morando em Petrópolis, uma escola dominical com 5 crianças, a primeira no Brasil. O fato de pertencermos a uma denominação, em primeiro lugar, está ligado e uma história.

        Somos crentes em Jesus. Fomos convencidos dessa necessidade pelo Espírito Santo que, quando cremos, passou a habitar em nós. Alguém poderia perguntar, então: o que isso tem a ver com uma denominação?

        É que não nos convertemos sozinhos. E se o próprio Deus se fez homem para nos alcançar, é também por meio do testemunho de alguém que somos conduzidos à fé. E tudo isso tem uma história.

         Os congregacionais tiveram origem num grupo que, na Inglaterra do séc. XVII, foi perseguido porque desejava fundar uma igreja autônoma, sem o controle do Estado. Um grupo teve que fugir e veio para as Américas, onde fundaram a colônia que se tornou, mais tarde, os Estados Unidos da América.

        No nosso caso, Kalley fundou duas igrejas, uma no Rio e outra em Pernambuco, às quais chamou "Igreja Evangélica", porque não existia outra denominação evangélica no Brasil. Mais tarde, em 1913, quando já havia um grupo maior de igrejas, o nome "Congregacional" foi escolhido.

       Em 1969 passamos a nos chamar União das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil. Trata-se de um grupo de mais ou menos 500 igrejas, a denominação mais antiga do Brasil, porém não a maior entre as cinco mais antigas.

        Nossa identidade se define por sermos crentes em Cristo Jesus. E a história de nossa conversão está ligada à história missionária de uma denominação. Sejamos gratos a Deus por essa história.

         E confirmemos nosso amor e nossa disposição, a cada dia, para seguir adiante, honrando o nome do Senhor Jesus e avançando nessa história. Como diz Hebreus 12:1-2, "olhando firmes para Jesus, autor e consumador da nossa fé".

Nenhum comentário:

Postar um comentário