segunda-feira, 22 de agosto de 2016

 
     "Deram-se a si mesmos, primeiro ao Senhor".

      É já, se não me engano, a quarta vez que menciono este texto. Citar Bíblia tem dessas coisas: vira rotina inócua ou torna-ne desafio para que se cumpra.

      No caso desse versículo, dar-se, primeiro, ao Senhor, começa por ser algo pontual, ou seja, ocorreu uma vez, na história. No caso, Paulo anota, em 2 Co 8:1-5, que crentes da Macedônia fizeram muito mais do que ele esperava em relação à assistência aos flagelados de Jerusalém.

       Portanto, estabeleceu-se um princípio válido para todas e quaisquer outras circunstâncias: quem se dá, primeiro, ao Senhor, ultrapassa todas as expectativas.

       Ou, vendo por outro prisma, quem se dá, primeiro, ao Senhor, não precisa cobrar a si mesmo ou ser cobrado por ninguém: corresponde a todas e quaisquer expectativas.

       Eu mencionei esse verso, primeira vez, no domingo 7/8. Um grupo do Rio, 25 irmãos da Igreja Evangélica Fluminense estavam reunidos conosco, da Congregacional do Manoel Julião, na Chácara de nosso Projeto.

      Eu quis dizer que o exemplo de dedicação dos irmãos do Rio deveria nos influenciar. Era a segunda vez que vinham ao Acre, em meio a outras tantas viagens desse mesmo tipo que usualmente fazem.

      A segunda vez que mencionei, foi no domingo seguinte, 15/8, quando nos despedíamos do grupo, culto na área externa de nossa casa ali no Manoel Julião, bairro que empresta nome e local de congregação a nossa igreja.

      A terceira vez que mencionei, foi quando postei no Face, no Projeto Chácara Jesus o Bom Pastor as fotos dos irmãos desse mesmo grupo que, já dissemos, segunda vez vem trabalhar na Chácara: mutirão do muro, quase 80 m, duas semanas de EBF, visitas a famílias e ida às escolas para que Jesus deixe seu recado.

       E a quarta menção é aqui, neste novo blog,
<iecmjuliao.blogspot.com>
Para quê? Porque dar-se, primeiro, ao Senhor

       (1) significa sua, minha, nossa conversão: se você é crente verdadeiro, é porque já fez isso. Se ainda não fez, ainda não é convertido;
     
       (2) porque é algo que se renova. Dar-se, primeiro, ao Senhor, entrega total, é diária, definitiva, sem barreiras, sem obstáculos, gastando-se e se deixando gastar, como diz Paulo em 2 Co 12:15;

      (3) porque, pelo que a Bíblia diz, conversão a Jesus é não mais vivermos para nós mesmos, 2 Co 5:15,  mas viver para e por Cristo, não dando valor próprio a nossa vida, a não ser o valor que temos para o ministério concedido a nós, Atos 20:24.

      Justificada está a menção de 2 Co 8:5, feita por mim, já quatro vezes, em duas ou três semanas. Precisamos, sim, conhecer profusa e profundamente a Bíblia. Mas, principalmente, cumprir a Bíblia.

      Há pontos difíceis, talvez uns mais do que outros, a cumprir. Mas todos eles fundamentais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário