segunda-feira, 26 de março de 2018

        Caprichos do texto.

        Intencional ou não, por parte de Paulo Apóstolo, o autor, na parte doutrinária da Carta aos Efésios, faz caminho dupla via nos capítulos 1 e 4. Explico.

        No primeiro, mostra como, partindo do amor, Deus faz caminho reto até nós. No quarto capítulo, mostra como caminhamos tropegamente até Deus.

        Marque em sua Bíblia, cap. 1: Deus nos escolhe, em amor, antes da criação do mundo e nos predestina em Cristo, no qual obtivemos redenção, por seu sangue.

       Tudo isso riqueza concedida pela graça de Deus. Este capítulo termina com a declaração de que, agora propriedade de Deus, somos selados pelo Espírito Santo. Está descrito aí o empenho da Trindade em nossa salvação.

         Já no quarto  capítulo, tateamos numa direção ao encontro de Deus. E de onde partimos? Paulo esclarece que agora o novo homem em Cristo luta contra o velho homem: ferido de morte, em Cristo, mas que habita em nós.

       No espírito de nosso entendimento, aprendemos que agora, como crentes em Cristo, adquirimos dupla personalidade. Precisamos, então, renovar esse modo de entender.

      O velho homem, em nós, foi ferido de morte. Por isso, devemos vencer-lhe os caprichos, aí então opera-se essa renovação no espírito de nosso entendimento.

       E inicia-se a jornada que ternina com o convite a sermos diletos filhos de Deus imitadores do Pai, do mesmo modo que Jesus o foi. Percorremos uma corrida de obstáculos até alcançar esse nível.

       Conferindo lá, no texto, passamos pela opção entre mentira/verdade, abrindo mão da facilidade de se irar e de dar lugar ao diabo. Somos convidados a não furtar, mas honrar o trabalho digno e diligente com as próprias mãos.

        Freio na língua (dificílimo, como diz Tiago), sensibilidade de nunca entristecer o Espírito e manter longe de nós todo o aparato que costumamos usar para operar dissensões, na contínua tentativa de promovermos comunhão, na manutenção permanente do espírito do perdão.

         Fácil assim. Corrida de obstáculos. Esta é a via que parte de nós, em direção ao Pai, no contrafluxo daquela que o Pai trilhou, em direção a nós.

         Deus parte do amor, em nossa direção, encontra-nos vencidos no nosso pecado. Por meio de Sua graça, como afirma Paulo, "para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado", este é Jesus Cristo, o amor de Deus nos alcança e somos salvos.

         Graça, continua o Apóstolo, "que Deus derramou abundantemente sobre nós em toda a sabedoria e prudência", por meio dessa graça somos resgatados dessa nossa condição abjeta.

         Iniciamos nossa caminhada em direção ao Pai. Despojando-nos, como diz o texto, do velho homem, cuja sina é corromper-se cada vez mais. Lutamos contra nós mesmos (ou não).

         O que nos aguarda, não que seja no fim da jornada, entendamos o texto, mas o que somos convidados a praticar na luta contra o mal em nós é que sejamos imitadores de Deus, como filhos amados, e andemos em amor do modo como Jesus Cristo, agora nosso irmão de sangue, assim o fez.

        Ato contínuo. Seguir o exemplo de Jesus. Sede meus imitadores como imito Cristo, diz Paulo aos coríntios. Igreja é cada um imitando o irmão, na medida em que cada irmão imita Jesus Cristo. Dom do Espírito. Sejamos assim.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário