sexta-feira, 16 de novembro de 2018

     
Tela "O grito",
Edvard Münch, 1893

 Grita, sabedoria, grita!

      Como protestantes, realmente fazemos algumas afirmações bastante provocadoras que, por puro capricho da história ainda não nos mergulha mais fundo em maior desagrado para quem nos ouve.

     Costumamos falar da facilidade em se ouvir a voz de Deus. Da facilidade em se falar com Deus. Aliás, vivemos espalhando aos quatro ventos que, todo dia, a toda hora, fazemos isso.

     Como assim? Apontamos logo a Bíblia. Realmente, para uma primeira necessidade, economia de emergência, a Bíblia é um kit de primeiros socorros. Não há como prosseguir, como ela mesma diz, sem fé: "Sem fé, é impossível agradar a Deus".

      Portanto e, principalmente, para nós, protestantes, não dá para avançar, em se falando de Deus, sem Bíblia. Dizemos que seu objetivo, precipuo e óbvio, é garantir salvação.

      Que salvação? É radical. Ela mesma afirma e nós aplicamos a nós mesmos e reproduzimos: morte está associada a pecado. Deus se fez homem, em Jesus Cristo, para salvar a humanidade, homem e mulher, desse destino maldito.

       De cara, então, a Bíblia garante salvação. Veja bem. Ninguém aqui está falando de algo mágico, ora, como uma parcela de gente gosta de acolher: pela mágica sois salvos. E também não se fala, aqui, de mérito ou de obras.

      Duas outras coisas também, muito comumente, aceitas: tenho direito de ter minha religião, escolho meu caminho e chamo de "deus" o que (ou quem) eu quiser. Ou então, dizer, ora, "tem de fazer por onde" para se salvar.

       "Deus disse esforça-te, que eu te ajudarei". Mais ou menos assim. Podes crer, como se diz na gíria antiga, porém, sem apoio nosso, porque não vamos te enganar. A Biblia garante, sim, salvação grátis, mas por um único caminho.

      Não virou bagunça. Não está bagunçado, como muita gente quer e anuncia. Por isso que estão querendo mudar o texto, para que melhor se adapte ao desejo do povo. Ora, não vamos enganar você.

         Está claro na Bíblia o modo como Deus estabeleceu a salvação. Se você quer desacreditar ou bagunçar, problema seu. O essencial está posto. Creia e comunique a Deus sua fé. Ele quer ouvir e confirmar. A partir de então, ouça, permanentemente, Sua voz.

      A Bíblia compara a voz de Deus a uma brisa. O vento do Espírito. Que já ventava na Criação, como explica o Gênesis, o Espírito pairava por sobre as águas do oceano primordial, em absoluta solidão.

    Havia comunhão intrínseca entre a Trindade. Mas o homem não havia sido ainda criado. Ora, pela radicalidade que implica afirmar Deus existe/não existe e, se existe, comunica-se, não dá para negar essa ansiedade e presença do Espírito no homem/mulher.

      E será por voz mansa. Ora, então, por que será que grita? Quantas vozes interiores, ou mesmo de fora para dentro, impedem ouvir a mansa voz do Espírito? "Quem tem ouvidos para ouvir, ouça o que o Espírito diz à igreja".

       Por que grita? Que sabedoria é essa que grita? Que sensação é essa do grito?

Nenhum comentário:

Postar um comentário