domingo, 26 de novembro de 2023

A identidade da igreja pelo próprio Jesus

 Definições de igreja de Jesus na Santa Ceia

1 "Um pouco antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que havia chegado o tempo em que deixaria este mundo e iria para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim." João 13,1.

   Toda as Escrituras apontam, profeticamente, para essa hora de Jesus. Neste texto, está demarcado o início da última Páscoa, de onde Jesus institui a Santa Ceia, quando reafirma o seu amor, até o fim, em todos os sentidos. Assim como expressa suas definições de igreja:

  1. Os que recebem o Espírito Santo:
João 14: "E eu pedirei ao Pai, e ele dará a vocês outro Conselheiro para estar com vocês para sempre, 17o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês."

2. Os que dão fruto por parmenecer em Cristo:
João 15: 5 "Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma."

3. Os que são guiados pelo Espírito:
João 16: 13 "Mas, quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e anunciará a vocês o que está por vir."

4. Os que são um, com o Pai, em Cristo:
João 17: 23 "...eu neles e tu em mim. Que eles sejam levados à plena unidade, para que o mundo saiba que tu me enviaste, e os amaste como igualmente me amaste."

    A hora, para Jesus, era o momento crucial de Sua vida e seu ministério. Joao 12,27: "Agora meu coração está perturbado, e o que direi? Pai, salva-me desta hora? Não; eu vim exatamente para isto, para esta hora." 

    E assim como havia uma cruz, no caminho de Jesus, essa cruz se coloca em meio a nosso caminho. Se não estamos, pelo Espírito Santo, unidos a Cristo em Sua cruz, até podemos ter uma religião: mas não somos verdadeiramente convertidos.

    A reposta do Pai a Jesus é que terá seu nome glorificado no e pelo Pai, assim como o Pai  teve, em Cristo, seu nome glorificado. E a igreja, como complemento do ministério de Jesus, também em Cristo é glorificada, assim como Ele nela é glorificado. 

    Características aplicadas a Jesus, do mesmo modo que são à igreja, definindo a identidade dela:

1. Pelo amor nela: 
o 14,23: "Respondeu Jesus: "Se alguém me ama, obedecerá à minha palavra. Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos morada nele.";

2. Pelo mesmo envio, em nome do Filho: 
João 17,18 "Assim como me enviaste ao mundo, eu os enviei ao mundo.;

3. Pela glorificação no nome do Pai: 
João 17,22: "Dei-lhes a glória que me deste, para que eles sejam um, assim como nós somos um: 23 eu neles e tu em mim. Que eles sejam levados à plena unidade, para que o mundo saiba que tu me enviaste, e os amaste como igualmente me amaste.; 3. Pelo envio ao mundo, do mesmo modo e com a mesma missão de Jesus:

    A igreja reproduz no mundo o ministério de Jesus. Esse é o sentido da afirmação de Paulo, aos Efésios, quando afirma que Jesus foi dado à igreja: 22 "Deus colocou todas as coisas debaixo de seus pés e o designou cabeça de todas as coisas para a igreja, 23 que é o seu corpo, a plenitude daquele que enche todas as coisas, em toda e qualquer circunstância."

   Não há identidade mais gloriosa do que esta. Por isso, Jesus, por si, deve se constituir, para nós, exortação viva: não há motivação maior do que essa:

1Se por estarmos em Cristo nós temos alguma motivação, alguma exortação de amor, alguma comunhão no Espírito, alguma profunda afeição e compaixão, 2 completem a minha alegria, tendo o mesmo modo de pensar, o mesmo amor, um só espírito e uma só atitude. 3 Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a vocês mesmos. 4 Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário