⁴ "...que é o homem, que dele te lembres? E o filho do homem, que o visites?" Sl 8.
"Que e o homem?" No sentido genérico, aplicado a homens e mulheres. Mesmo porque o Gênesis indica que um e outra são feitos à imagem e semelhança de Deus. Ora, já é uma pista para a resposta:
²⁷ "Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou." Gn 1.
Não é uma pergunta retórica, como se o salmista pretendesse dignificar Deus, ao mesmo tempo que inferiorizar o homem.
O salmista está fazendo a pergunta à pessoa certa: somente Deus tem essa resposta. Nem o homem é capaz de responder ou aquilatar-se.
E o salmista prossegue respondendo: ⁵ "Fizeste-o, no entanto, por um pouco, menor do que Deus e de glória e de honra o coroaste." Sl 8.
Seguindo na "cola" dos textos, respondendo que são homem/mulher criados (1) "à imagem e semelhança de Deus" e (2) "por um pouco menor do que Deus" e (3) "coroado de glória e honra".
Bem, verifica-se que, na mentalidade do salmista e, por extensão, das Escrituras, a pergunta será retórica, sim, no sentido de que ele como que encaminha a resposta.
E ela tem relação com o valor que Deus mesmo concede ao homem/mulher (ser humano) criado. Primeiro, porque feitos å Sua imagem e semelhança.
Perceba-se com toda acuidade: homem E mulher são criados à imagem e semelhança de Deus. O que significa identidade e igualdade dos dois perante Deus, como explícito nas Escrituras, citação acima.
Porém, o salmista se refere a outro padrão. Que é o homem diante do padrão divino de avaliação? E com que critérios conhecer, para que seja possível ajustar-nos a esse padrão?
Nossa mente compreende Deus, do modo como Ele se revela. E Deus se revela todo em Jesus Cristo, seu Filho. E o Espírito Santo, que exalta e glorifica o filho, dá-nos esse tesrnunho e ilumina o nosso entendimento.
³² "Ora, nós somos testemunhas destes fatos, e bem assim o Espírito Santo, que Deus outorgou aos que lhe obedecem." At 5.
É o Espírito Santo que nos concede, tanto a condição de conhecer o Deus que se revela, crer nEle e ser regenerado, de modo completo, o que inclui uma nova mente apta e capaz a compreender tal revelação.
Assim como proclamar. Como lemos acima, com e pelo Espírito Santo, também somos testemunhas. E além de vislumbrar, por essa iluminação, a luz do evangelho, desfrutando a beleza dessa revelação, falamos dela aos outros.
E na continuidade do texto, também fica explicitada a referência do salmista ao Filho, como esclarece o exegeta autor anônimo de Hebreus, antecipando a surpreendente revelação bíblica da identidade de Jesus conosco:
⁵ "Fizeste-o, no entanto, por um pouco, menor do que Deus e de glória e de honra o coroaste." Sl 8.
⁹ ..."vemos, todavia, aquele que, por um pouco, tendo sido feito menor que os anjos, Jesus, por causa do sofrimento da morte, foi coroado de glória e de honra, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todo homem." Hb 2.
Que é o homem que dele te lembres? Alguém a quem Deus revela o seu propósito. Quem Deus transforma e regenera pela ação do Seu Espírito. E quem acolhe e transmite o evangelho, de modo a que outros obtenham a mesma bênção.
Segundo também afirma Paulo Apóstolo, um poema de Deus, quando ele alude sermos criados em Cristo, o que significa uma nova criação, ou seja, Gênesis 2, agora aperfeiçoado com o selo da eternidade:
¹⁰ "Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas." Ef 2.
Quem é o homem que dele te lembres? Quem pode ouvir Deus repetindo, a seu favor, o mesmo que disse a respeito do Filho: você é filho amado, em quem ponho e tenho meu prazer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário