sexta-feira, 16 de janeiro de 2026

Ora, às moscas

³ "Porventura, não há Deus em Israel, para irdes consultar Baal-Zebube, deus de Ecrom?" 2 Rs 1.

   Essa pergunta grita. Já dizia Salomão, que a sabedoria grita nas ruas. E passa despercebida, não porque lhe falta expressividade, mas pela indiferença alheia.

²⁰ Grita na rua a Sabedoria, nas praças, levanta a voz; ²¹ do alto dos muros clama, à entrada das portas e nas cidades profere as suas palavras: ²² Até quando, ó néscios, amareis a necedade? E vós, escarnecedores, desejareis o escárnio? E vós, loucos, aborrecereis o conhecimento?" Provérbios 1.

  E não somente os baalins da vida, todos eles parentes de Baal, mas as próprias corruptelas do que chamam deus, com minúscula mesmo, pelo fato de se diminuir ou anular a glória de Deus.

   Em sua oração, chamada de sacerdotal, Jesus como que efetuou uma síntese de seu ministério e projetou para a igreja sua ênfase ministerial.

   Então Jesus se expressou afirmando ter, no mundo, glorificado o nome de Deus, seu Pai, e que transmitia, à igreja, esse mesmo ministério, para que, no mundo, até sua (de Jesus) segunda vinda, ela fosse expressão viva dessa mesma glória.

⁹ "É por eles que eu rogo; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus; ¹⁰ ora, todas as minhas coisas são tuas, e as tuas coisas são minhas; e, neles, eu sou glorificado." João 17.

   Continua, na rua, gritando a sabedoria. A pregação do evangelho corresponde, em plenitude, ao dom dessa sabedoria. Aliás,  Paulo indica como, da parte de Deus, Jesus se torna sabedoria para todo o que crer.

³⁰ "Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção, ³¹ para que, como está escrito: Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor." 1 Coríntios 1.

    Quem não consulta Deus, não permanece neutro. Bem quisessem. Mas não funciona dessa forma.  Seja por pura superstição que se procure, alhures, deus qualquer.  Ou ainda, por pura soberba, declare-se que se não carece de Deus.

   Fiquem às moscas. Isso mesmo, um velho trocadilho hebreu para Baal-Zebul, "Senhor da Habitação", que os israelenses estigmatizaram pejorativamente para Baal-Zebube, "Senhor das Moscas".

   Sempre será prudente prestar atenção, concentrar ouvidos aos gritos da sabedoria. Eles se constituem nos termos do evangelho que, como afirma, de novo, Paulo Apóstolo, espalha-se por todo o mundo.

⁵ "...por causa da esperança que vos está preservada nos céus, da qual antes ouvistes pela palavra da verdade do evangelho, ⁶ que chegou até vós; como também, em todo o mundo, está produzindo fruto e crescendo, tal acontece entre vós, desde o dia em que ouvistes e entendestes a graça de Deus na verdade". Colossenses 1.

    Está posta a opção, está feita a advertência: ou se dá atenção a Deus,  e Sua palavra, ou ao "deus das moscas". Qualquer outra opção que não seja Deus, entrega os "surdos por conveniência", ora, às moscas.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário