segunda-feira, 28 de maio de 2018

        No capítulo 3 da carta aos Efésios, Paulo faz três afirmações essenciais. Na verdade, logo no início, ele menciona uma oração.

       Interrompe sua oração, fala dessas três afirmações e logo diz que há uma principal oração a ser feita a favor de todos os crentes.

      A primeira coisa que ele afirma é que a principal revelação de Deus é o evangelho. Profetas, apóstolos e até anjos jamais poderiam ter antecipado esssa tamanha revelação.

      Mas agora isso foi concedido aos crentes e ele, Paulo, disto se tornara testemunha. A segunda afirmação é que o evangelho é para todos.

      Homens e mulheres de qualquer época, qualquer língua, tribo, povo ou nação somente têm uma maneira de se chegar a Deus: pelo evangelho.

      Até os judeus, como povo escolhido de Deus, da mesma forma que todos os não judeus, ambos só terão acesso à salvação por meio do evangelho.

     E terceira afirmação de Paulo é que a igreja recebeu esse evangelho, para que pudesse apresentar ao mundo e até aos céus a multiforme sabedoria de Deus.

     Nós somos igreja. Somos alvo do evangelho, testemunhas do evangelho e profetas do evangelho. Quero dizer com isso: a nós, para salvação, foi dirigido o evangelho.

     Nós o vivenciamos na presença de Deus e dos homens. E também o anunciamos a todos os homens. E Paulo, então, continua sua oração.

     Deseja que compreendamos a dimensão do que representa ser igreja. E que também conheçamos o amor de Deus. E finaliza dizendo que, desse modo, exprimentaremos a plenitude de Deus.

     Assim em três afirmações Paulo sintetiza os objetivos de Deus. E desenha, diante dos nossos olhos, as dimensões do edifício igreja que somos e do amor de Deus que devemos vivenciar.

     Plenitude de Deus, é o nosso alvo, segundo sugere o Apóstolo. Desse modo, por meio do evangelho. Essa é a principal oração para todo e qualquer crente em Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário