terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Leituras bíblicas - 1

Isaías
      A região maior de Judá, com sua capital em Jerusalém, na segunda metade do séc VIII a. C., assinala a época e lugar de atividade desse profeta.
      Seu ministério se inicia, como indicado no cap. 6 do livro, no ano da morte do rei Uzias. No final, portanto, do período de uma líderança marcante.
     Em todos os sentidos deixou grande lacuna, após reinar por 52 anos, tendo iniciado ainda adolescente, aos dezesseis. Excelente administrador político, líder militar e empreendedor de obras públicas. 
    Reforça as muralhas da cidade, impõe derrota aos filisteus, centenários inimigos dos israelitas, arma e lidera um exército de cerca de 300 mil soldados. Inventor de artefatos de guerra, sua fama se espalhou na antiguidade.  Ver 2 Crônicas 26,1-14.
     O relato da vocação do profeta inicia num tom de lamento, demarcado um tempo de crise: "No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor", Is 6,1. 
    A introdução do livro profético indica o tom negativo do perfil do povo de Israel, da duas e meia tribos do sul, Judá, Simeão e parte de Dã. Basta dizer que são comparados a Sodoma e Gomorra: "Se o Senhor dos Exércitos não nos tivesse deixado algum remanescente, já como Sodoma seríamos, e semelhantes a Gomorra". Isaías 1,9.
     Algumas descrições feitas pelo profeta, nesse início de profecia, delineiam o perfil da condição espiritual do povo e qual será a tônica para adiante, em todo o livro:

1. Deus reclama da fidelidade do povo, que se tornou nula: "Ouvi, ó céus, e dá ouvidos, tu, ó terra; porque o Senhor tem falado: Criei filhos, e engrandeci-os; mas eles se rebelaram contra mim. O boi conhece o seu possuidor, e o jumento a manjedoura do seu dono; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende". Isaías 1,2-3.

2. A condição espiritual do povo é  a um enfermo, portador de feridas abertas incuráveis: Por que seríeis ainda castigados, se mais vos rebelaríeis? "Toda a cabeça está enferma e todo o coração fraco. Desde a planta do pé até a cabeça não há nele coisa sã, senão feridas, e inchaços, e chagas podres não espremidas, nem ligadas, nem amolecidas com óleo". Isaías 1:5,6

3. De nada adiantava ao povo, de modo formal, dirigir culto a Deus, se a sua conduta não apresentava uma contrapartida de santidade

3.1. "De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios, diz o Senhor? Já estou farto dos holocaustos de carneiros, e da gordura de animais cevados; nem me agrado de sangue de bezerros, nem de cordeiros, nem de bodes". Isaías 1,11;

3.2. "Quando vindes para comparecer perante mim, quem requereu isto de vossas mãos, que viésseis a pisar os meus átrios?" Isaías 1,2;

3.3. "Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e as luas novas, e os sábados, e a convocação das assembléias; não posso suportar iniqüidade associada a ajuntamento solene". Isaías 1,13;

3.4. "As vossas luas novas, e as vossas solenidades, a minha alma as odeia; já me são pesadas; já estou cansado de as sofrer". Isaías 1:14;

3.5. "Por isso, quando estendeis as vossas mãos, escondo de vós os meus olhos; e ainda que multipliqueis as vossas orações, não as ouvirei, porque as vossas mãos estão cheias de sangue". Isaías 1:15

    Apesar desse quadro desanimador, que torna irreconhecível o povo que Deus desejava que fosse padrão de santidade, Ele mesmo convida ao arrependimento. 
    Até mesmo faz uma concessão surpreendente: Deus quer ouvir as razões do povo, ainda que não haja, mas se propõe a ouvir sua confissão de verdadeiro arrependimento.
    E é o único que pode transformar a condição do povo. O texto abaixo apresenta essa proposta, expondo a paciência de Deus em receber a sua confissão, predispondo-os ao arrependimento. 

      "Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer mal. Aprendei a fazer bem; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas. Vinde então, e argüi-me, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã".

Isaías 1,16-18

Nenhum comentário:

Postar um comentário