quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Evangélico, em que sentido?

    Ultimamente, com mais frequência que a gente desejava, o nome "evangélico" tem sido envergonhado. Paulo mesmo dizia "não me envergonho do evangelho", Rm 1,16-17.


    Para repetir isso hoje, precisamos de duas coisas: homens e mulheres como Paulo e saber identificar o que é "evangelho".

     Sofrer bullying pela identidade aparentada, Pedro e até o próprio Jesus sofreram. Quando este estava sendo preso, aquele, em companhia de João, acompanharam até o pretório romano. 

     João entrou incontinenti. Convidou Pedro, que relutou entrar e, o que temia, aconteceu: identificaram-no como galileu e um dos discípulos de Jesus.

    Enquadraram Pedro três vezes. Em profunda crise de identidade, recusava-se a ser apontado como seguidor de Jesus. Marcos é o único que retrata que chegou a praguejar, talvez até xingar, para negar seu pertencimento.

     E Lucas o único a narrar que o olhar de Jesus lhe promoveu arrependimento e retorno à sensatez, como diz Paulo ser necessário nessas situações.

     O próprio Jesus foi confrontado em relação à sua identidade, várias vezes, aliás, o próprio satanás, em pessoa, provocou-o com o "se" és filho de Deus. 

      Crucificado, ao lado de dois penitenciados, ouviu o "se" da parte de um deles. Como um "salvador" não salva nem a si mesmo?

     O outro repreendeu o colega. A nossa situação é justa e equivalente, a gente sempre soube que, se nos pegassem, a cruz nos esperava. Mas esse, disse ao colega, nada fez que merecesse o nosso mesmo trato. 

    E votando a Jesus, disse lembra-te de mim. O nome disso é fé. E Jesus lhe confirmou o hoje estarás comigo no paraíso. 

    Uma das definições de evangelho é essa que Paulo destaca: é loucura, para os que se perdem. Esta foi a lógica do outro: como um "salvador" não salva nem a si mesmo?

    Para o outro ladrão crucificado, a cruz é o poder de Deus. Porque compreendeu o tipo de salvação à qual a crucificação de Jesus se refere. 

     O nome disso é evangelho. Apure a sua identidade e pertencimento. E não se envergonhe do evangelho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário