quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Salmo 119 - Trechos selecionados

 


Alef

Bem-aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na lei do Senhor.

Bem-aventurados os que guardam as suas prescrições e o buscam de todo o coração;

não praticam iniquidade e andam nos seus caminhos. Salmo 119:1-3

Beit

De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra.

De todo o coração te busquei; não me deixes fugir aos teus mandamentos.

Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti.

Bendito és tu, Senhor; ensina-me os teus preceitos. Salmo 119:9-12

Guimel

Sê generoso para com o teu servo, para que eu viva e observe a tua palavra.

Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua lei.

Sou peregrino na terra; não escondas de mim os teus mandamentos. Salmo 119:17-19

Dalet

Eu te expus os meus caminhos, e tu me valeste; ensina-me os teus decretos.

Faze-me atinar com o caminho dos teus preceitos, e meditarei nas tuas maravilhas.

A minha alma, de tristeza, verte lágrimas; fortalece-me segundo a tua palavra. Salmo 119:26-28

He

Ensina-me, Senhor, o caminho dos teus decretos, e os seguirei até ao fim.

Dá-me entendimento, e guardarei a tua lei; de todo o coração a cumprirei.

Guia-me pela vereda dos teus mandamentos, pois nela me comprazo.

Inclina-me o coração aos teus testemunhos e não à cobiça.

Desvia os meus olhos, para que não vejam a vaidade, e vivifica-me no teu caminho.

Salmo 119:33-37

Vav

Venham também sobre mim as tuas misericórdias, Senhor, e a tua salvação, segundo a tua promessa.

E saberei responder aos que me insultam, pois confio na tua palavra.

Não tires jamais de minha boca a palavra da verdade, pois tenho esperado nos teus juízos.

Assim, observarei de contínuo a tua lei, para todo o sempre. Salmo 119:41-44

Zayin

O que me consola na minha angústia é isto: que a tua palavra me vivifica.

Os soberbos zombam continuamente de mim; todavia, não me afasto da tua lei.

Salmo 119:50,51

Het

O Senhor é a minha porção; eu disse que guardaria as tuas palavras.

Imploro de todo o coração a tua graça; compadece-te de mim, segundo a tua palavra.

Considero os meus caminhos e volto os meus passos para os teus testemunhos.

Apresso-me, não me detenho em guardar os teus mandamentos. Salmo 119:57-60

Tet

Tens feito bem ao teu servo, Senhor, segundo a tua palavra.

Ensina-me bom juízo e conhecimento, pois creio nos teus mandamentos.

Antes de ser afligido, andava errado, mas agora guardo a tua palavra.

Tu és bom e fazes o bem; ensina-me os teus decretos. Salmo 119:65-68

Yod

As tuas mãos me fizeram e me afeiçoaram; ensina-me para que aprenda os teus mandamentos.

Alegraram-se os que te temem quando me viram, porque na tua palavra tenho esperado. Salmo 119:73,74

Kaf

Desfalece-me a alma, aguardando a tua salvação; porém espero na tua palavra.

Salmo 119:81; Vivifica-me, segundo a tua misericórdia, e guardarei os testemunhos oriundos de tua boca. Salmo 119:88

Lamed

Para sempre, ó Senhor, está firmada a tua palavra no céu.

A tua fidelidade estende-se de geração em geração; fundaste a terra, e ela permanece.

Conforme os teus juízos, assim tudo se mantém até hoje; porque ao teu dispor estão todas as coisas.

Não fosse a tua lei ter sido o meu prazer, há muito já teria eu perecido na minha angústia. Salmo 119:89-92

Mem

Quanto amo a tua lei! É a minha meditação, todo o dia!

Os teus mandamentos me fazem mais sábio que os meus inimigos; porque, aqueles, eu os tenho sempre comigo.

Compreendo mais do que todos os meus mestres, porque medito nos teus testemunhos.

Sou mais prudente que os idosos, porque guardo os teus preceitos.

Salmo 119:97-100

Nun

Por meio dos teus preceitos, consigo entendimento; por isso, detesto todo caminho de falsidade.

Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos.

Salmos 119:104,105

Samech

Aborreço a duplicidade, porém amo a tua lei.

Tu és o meu refúgio e o meu escudo; na tua palavra, eu espero. Salmo 119:113,114

Ayin

Trata o teu servo segundo a tua misericórdia e ensina-me os teus decretos.

Sou teu servo; dá-me entendimento, para que eu conheça os teus testemunhos.

Salmo 119:124,125

Peh

Admiráveis são os teus testemunhos; por isso, a minha alma os observa.

A revelação das tuas palavras esclarece e dá entendimento aos simples.

Abro a boca e aspiro, porque

Salmo 119:129-131

Tsade

Justo és, Senhor, e retos, os teus juízos.

Os teus testemunhos, tu os impuseste com retidão e com suma fidelidade.

O meu zelo me consome, porque os meus adversários se esquecem da tua palavra.

Puríssima é a tua palavra; por isso, o teu servo a estima. Salmo 119:137-140

Kof

Antecipo-me ao alvorecer do dia e clamo; na tua palavra, espero confiante.

Os meus olhos antecipam-se às vigílias noturnas, para que eu medite nas tuas palavras.

Ouve, Senhor, a minha voz, segundo a tua bondade; vivifica-me, segundo os teus juízos. Salmo 119:147-149

Resh

A salvação está longe dos ímpios, pois não procuram os teus decretos.

Muitas, Senhor, são as tuas misericórdias; vivifica-me, segundo os teus juízos.

São muitos os meus perseguidores e os meus adversários; não me desvio, porém, dos teus testemunhos.

Salmo 119:155-157

Sin/Shim

Alegro-me nas tuas promessas, como quem acha grandes despojos.

Abomino e detesto a mentira; porém amo a tua lei. Salmo 119:162,163

Tav

Chegue a minha petição à tua presença; livra-me segundo a tua palavra.

Profiram louvor os meus lábios, pois me ensinas os teus decretos.

A minha língua celebre a tua lei, pois todos os teus mandamentos são justiça.

Salmo 119:170-172

Nenhum comentário:

Postar um comentário