quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor

"Vinde, e tornemos para o Senhor, porque ele nos despedaçou e nos sarará; fez a ferida e a ligará. Depois de dois dias, nos revigorará; ao terceiro dia, nos levantará, e viveremos diante dele. Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor; como a alva, a sua vinda é certa; e ele descerá sobre nós como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra". Oséias 6:1-3

       Oseias é o profeta contemporâneo de Isaías, este pregando em Judá, reino do sul, capital Jerusalém, aquele pregando no reino do norte, capital  Samaria.
    Os dois falam do culto que Deus não aceita, por causa da vida dupla do povo, hipócrita no templo e francamente idólatra e imoral fora dele. 
    Oseias nos transmite um lamentável retrato do sacerdócio em Israel, também denominado Efraim,  em que a imoralidade do pai e filho sacerdotes, frequentando a mesma mulher, retratam o nível rasteiro dos levitas da sua época. 
     Por isso no texto acima o profeta faz o apelo ao arrependimento e ao tornar-se ao Senhor. Havia a ameaça da invasão assíria, que vai se cumprir em 722 a. C.
     Daí o profeta dizer que Deus permite que brote a ferida e o povo seja despedaçado, mas o essencial é o arrependimento e a conversão. 
     E o texto é oportunidade para que seja mencionada uma profecia messiânica, porque o símbolo maior da ferida, do fazer-se enfermar, como diz Isaias, no sul, é o que sofreu o "servo sofredor", em referência a Jesus. 
     O texto faz a conta de 2 + 1 dias, dois e três, uma alusão à ressureição de Jesus no terceiro dia. Cristo foi levantado ao terceiro dia e todos nós nEle. E Oseias propõe ao povo, como definitiva cura para as suas mazelas, conhecer e prosseguir conhecendo o Senhor.
    Pelo menos por três maneiras conhecemos o Senhor: 1. por meio de Jesus, revelação completa de Deus; 2. por meio da palavra de Deus, inspirada pelo Espírito para a nossa instrução; 3. e pela vivência, no Espírito, de tudo o que Deus se propõe a cumprir em nós. 
     Como Josué foi instruído, a palavra de Deus é para ser lida, vivida e pregada. O conhecimento de Deus nos vem por meio de Jesus, Verbo de Deus, que nos batiza no Espírito, quando cremos, o qual nos ensina e dá suporte para cumprirmos essa mesma palavra. 
   Não há limite nem plenitude de conhecimento do Altíssimo, que é insondável. Mas em Jesus, como diz Paulo, podemos ser imitadores de Deus, assim como diz Pedro, coparticipantes da natureza divina.
     Conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor. Do mesmo modo que temos certeza de que vai amanhecer, a vinda de Jesus é certa. E não vamos nos afastar envergonhados na Sua vinda ou, como que desavisados, ser pegos de surpresa.

Um comentário: