segunda-feira, 2 de novembro de 2020

"Contudo, quando vier o Filho do Homem, achará, porventura, fé na terra?" Lucas 18:8.

      Propusemos à igreja a leitura dos Evangelhos nessa semana. Para as duas próximas, a leitura dos profetas menores, assim chamados.

    Cuidado: não são menores na importância e, talvez, nem no tamanho, embora sobre este não temos como saber. A Bíblia não lhes fornece a altura. 
    Mas no tamanho dos livros. Bem, embora Zacarias seja maior do que Daniel, com 14 capítulos, é assim mesmo chamado "menor".
     Os Evangelhos lidos nesta semana que passou, para quem conseguiu ou está em curso, são 89 capítulos, média de 12 a 13 por dia. Pesado, vamos dizer assim.
      Para os profetas, de Oseias a Malaquias, serão 67, o que nos dá de 9 a 10 por dia. Bem, o desafio está lançado. Eu ainda acho que faz diferença, muita diferença na vida do crente a leitura da Bíblia.
      Desejo mencionar um exemplo de leitura em nossa igreja, a nossa irmã Antônia, carinhosamente chamada Bebé. Há outros, certamente. Mas ela é flagrante, vista ao amanhecer no portão de casa, mergulhada sobre o Livro. 
     Se o próprio Jesus, no versículo acima, destacado por Lucas, perguntou-se se, na Sua vinda, encontraria fé na terra, é claro que se referia a nós. Porque fora da igreja não há fé, assim esperamos. 
     Ou dizendo de outra forma, esperamos que, principalmente, fé exista dentro dela e/ou na vida dos crentes que nela estão abrigados, como foi no Egito, na noite da primeira Páscoa, abrigados dentro da casa que tem a marca do sangue.
      Três coisas podem provocar a fé (ou a falta dela). Primeiro, a fé vem pelo ouvir a palavra de Deus, Romanos 10,17. Mais do que somente ouvir o sermão de domingo, emitindo nota de 1 a 10 sobre ele. 
     É fazer como os bereanos, de Atos 17,11, que provocaram em Lucas, tão cuidadoso nos seus comentários, um arrojo de preferência. Ouvir a palavra significa ler a palavra, conferindo tudo por ela.
      Segunda coisa é promover em si os efeitos da fé. Sim, porque pode-se ouvir a palavra de Deus, sem que venha acompanhada pela fé, não por ruído na comunicação, mas por causa de quem a ouve, veja em Hebreus 4,2.
      Neste versículo, o autor anônimo desse livro diz que, quem ouviu (ou leu), não creu e não exercitou, para isso, sua fé. Lembremos da parábola da semente, que aparece nos 3 evangelhos sinóticos, falando sobre 4 tipos de ouvintes. Vale ser o número 4. 
      Veja em Marcos 4,3-9; Lucas 8,4-8; ou Mateus 13,1-9. E, em terceiro lugar, não devemos fazer parte da geração que se estressou de ouvir a palavra de Deus, como ocorreu em Juízes 2,10-13. 
     Em sua vocação, Deus disse a Josué que meditasse em sua contínua leitura da Bíblia, cumprisse tudo nela escrito e somente então pregasse essa mesma palavra, veja Josué 1,7-8. Em seu "discurso de aposentadoria", Josué presta contas, como Samuel, poucas centenas de anos depois, recomendado ler e cumprir a palavra de Deus, veja em Josué 23,6.
     Chegou a ser interpelado, no trecho que está em 24,16-18, pelo que havia dito um pouco antes, em 24,15, quando supôs que aquela geração de seus conterrâneos abandonaria a palavra de Deus. Confira lá, como os de Bereia.
     Não sejamos a geração culpada pelo mau exemplo dado à seguinte de não lermos, com afinco e dedicação, a Bíblia. Nesse tempo de preguiça intelectual, em que poucos vão ler este texto, porque as imagens e vídeos da internet mais cativam a atenção do que o natural e benfazejo exercício da imaginação, ilustrada pela palavra de Deus. 
     Não sejamos como essa geração pós-Josué que decidiu dar seu mau exemplo, desconhecendo a palavra de Deus. Ativa em ignorar o testemunho que a precedeu. Se em Suas palavras Jesus supõe que, próximo à Sua vinda haverá um derrame de incredulidade entre nós, neste planeta, que nós mesmos não sejamos responsáveis por isso.
    Vamos dar aos nossos filhos exemplo de leitores da Bíblia, permitam-me dizer, como fizeram Cid e Dorcas para mim mesmo. Se li e leio menos do que deveria, ou faço menos do que deveria com o que leio ou já li, a culpa não foi deles dois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário