terça-feira, 11 de novembro de 2025

O menino rei e um poema perdido - 2

 ¹ "Tinha Josias oito anos de idade quando começou a reinar e reinou trinta e um anos em Jerusalém. ² Fez o que era reto perante o Senhor, andou em todo o caminho de Davi, seu pai, e não se desviou nem para a direita nem para a esquerda." 2 Cr  34.

   Um menino de 8 anos que se torna rei, com a declaração de firmeza de conduta, diante do Senhor, começa a explicar por que o poema do profeta Jeremias adquire tanto destaque.

   Desde Davi, mais por causa da fama dele do que, propriamente, por sua fidelidade, não se via um rei como esse. Ainda adolescente de 16 anos, sua prioridade foi tão crucial quanto rara: 

³ "Porque, no oitavo ano de seu reinado, sendo ainda moço, começou a buscar o Deus de Davi, seu pai; e, no duodécimo ano, começou a purificar a Judá e a Jerusalém dos altos, dos postes-ídolos e das imagens de escultura e de fundição." 2 Cr 34.

   Essa disposição por buscar a Deus, mais adiante na história de Josias, vai também se refletir em seu apego às Escrituras de seu tempo, denominada Livro da Lei. 2 Rs 22.

¹⁰ "Relatou mais o escrivão Safã ao rei, dizendo: O sacerdote Hilquias me entregou um livro. E Safã o leu diante do rei ¹¹ Tendo o rei ouvido as palavras do Livro da Lei, rasgou as suas vestes."

   E os altos a que o texto se refere, são o maior vexame deixado por herança idólatra por Salomão, mais famoso em ter sido sábio do que por sustentar, por toda a vida, a verdadeira sabedoria de Deus.

   Pois Josias vai consertar, derrubando esses altos, que foram altares e templos erguidos, por capricho, aos ídolos das últimas esposas de Salomão.

⁴ "Sendo [Salomão] já velho, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses; e o seu coração não era de todo fiel para com o Senhor, seu Deus, como fora o de Davi, seu pai." 1 Rs 11

   Está posta a diferença entre a fidelidade de Josias à intimidade com Deus e o desvio de Salomão, tomado Davi como modelo dessa fidelidade ao Senhor. Ele tinha seus defeitos, mas foi intransigente frente à idolatria. 

   Na faxina nominal, altar por altar idólatra, ídolo por ídolo, Josias encontrou uma cova diferente das demais. Porque ele mandava desenterrar os ossos dos profetas idólatras e os queimava sobre seus altares, profanando-os.

    Mas o túmulo diferente era do profeta que, anos e anos antes, havia anunciado que Dsus haveria de levantar Josias. Que linda profecia, um rei fiel haveria de reinar e cumprir com fidelidade a vontade do Senhor.

¹⁷ "Então, [Josias] perguntou: Que monumento é este que vejo? Responderam-lhe os homens da cidade: É a sepultura do homem de Deus que veio de Judá e apregoou estas coisas que fizeste contra o altar de Betel. ¹⁸ Josias disse: Deixai-o estar; ninguém mexa nos seus ossos. Assim, deixaram estar os seus ossos com os ossos do profeta que viera de Samaria."  2 Rs 23.

    Como Hebreus fala de Abel, podemos falar do profeta que anunciou sobre Josias e também deste mesmo rei: depois de mortos, ainda falam e ensinam fidelidade ao Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário