quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Deus dos detalhes

      Certo. Não está escrito em lugar nenhum na Bíblia que Deus conta ou sabe da quantidade de folhas que caem. Porque não precisa. Ele sabe. 


      Agora, fios de cabelos contados, a Bíblia fala deles, em Lucas 12,7, na versão lucana do Sermão da Montanha. Por que falar disso? Para falar que Deus se atém a pormenores. 

      A todos os pormenores. Há uma crítica burra e rasa, feita por pseudo cientistas amadores, de que, por exemplo, se chove, Deus acionou a chuva. Se venta, Deus acionou o vento. 

      Ora, meu pai dizia que Deus rege o mundo com leis sábias. Pois prefiro a opinião dele, para dizer que não são em todos os processos que Deus interfere. 

       Consequências ou sequências de processos físicos, na natureza, assim como químicos, variações macro, como a gravitação dos planetas, ou micro, como o movimento invisível dos sistemas em nosso organismo, estão entregues a um modo natural de procedimentos.

      Mas, por exemplo, as queimadas, elas têm a nossa assinatura. Animais irracionais, assim chamados, não estão pondo em risco o planeta. Os racionais top de linha da "evolução", não sei que evolução é essa, esses sim vão destruí-lo.

      Portanto, Deus, na Sua soberania, sim, é detalhista e rege tudo, tendo a conta dos cabelos que caem e dos que ficam na cabeça, como a Bíblia diz, ou a conta das folhas que caem e das que ficam nas árvores, como a Bíblia não diz e nem precisa dizer. 

       Basta selecionar, por sua temática,  alguns salmos, como o 139, ou ler alguns trechos das reclamações de Jó, para saber do que Deus se ocupa. Aprecia a beleza de Sua criação e, quanto a nós, nos fez a Sua imagem e semelhança. 

     Perdemos essa faceta, na queda. Mas, qual artista, em estado de arte, como diz Paulo aos Efésios 2,9, poiema, "criados em Cristo Jesus" somos um poema de Deus. Com isso, prioritariamente, Deus se ocupa. 

      Em Filipenses 1,6 está escrito ergon agaton, quer dizer, a "boa obra" de que Deus se ocupa e vai completar em nossa vida. E em 2,13 Paulo afirma que Deus "opera", energon, em nós, "tanto o querer", telein, "como o realizar", energein.

    Ou seja, Deus quer nos iluminar para que o nosso querer seja tal que a obra que resulte seja inspiração dEle e realização conjunta nossa e dele.

      Não sabemos como ou quando Deus interfere nos processos rotineiros da natureza. Milagre é essa alteração. Mas podemos realizar, sempre, nos mínimos detalhes, obras que sejam indicação dEle, assim como parceria com Ele. 

     Que seja essa a obra que sempre desejemos realizar. E que não atrapalhemos o que Deus quer realizar em nossa vida e por meio dela. Porque quer completar, em Cristo, e até (e para) o dia de Cristo a obra que em nós realiza. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário