terça-feira, 1 de setembro de 2020

 Jó

    Introdução 

    Tão pequeno o nome, e tão rico em lições para cada um de nós. O livro começa com a síntese bíblica de sua personalidade. 

     Portanto, a primeira lição do livro com que a Bíblia nos deseja despertar é para a sua personalidade marcante.

     Há muitas outras sínteses se personalidade na Bíblia, como  de Noé, por exemplo, e Daniel, citados junto com Jó pelo profeta Ezequiel. 

     O profeta equipara a justiça desses três à falta dela entre o povo. De Daniel, a síntese é que "resolveu firmemente não se contaminar", Dn 1,8, enquanto que Noé, pelo que está em Gn 6,8-9, "achou graça aos olhos do Senhor" e "Noé andava com Deus".

      Antes de que mergulhemos na jornada que nos leva até o último capítulo do livro, em meio às alterações com os amigos e com o próprio Deus, diante de nós está a síntese de sua personalidade. 

    O hebraico enfatiza da seguinte maneira a pessoa de Jó:

"Homem houve na terra de Uz. Jó o nome dele. E o homem que ele era íntegro e reto e temente a Deus e errava o mal".

     A expressão popular atual "me erra" era a permanente postura de Jó diante do mal. A Bíblia adverte para fugir até do mal aparente, 1 Ts 5,22, mas não recuar diante do próprio tentador, Tg 4,7.

    Quanto ao temor do Senhor, era a atitude permanente dos crentes na igreja de Atos dos Apóstolos que, com todas as outras, compunha o quadro de virtudes que a mantinha viva e ativa: "em cada alma havia termor", At 2,43.

     E quanto a ser íntegro e reto, trata-se se de uma expressão que não se quebra,  de uma vez definindo duas posturas que não são independentes, mas somente ocorrem em conjunto. 

    A primeira lição no livro de Jó e aprender a praticar esse mesmo modelo de personalidade. No Novo Testamento há três textos que podem ser indicados como modelos dos itens que devem compor a personalidade de quem deseja seguir esse modelo. 

    As características das bem-aventuranças, em Mt 5,1-12, o fruto do Espírito, em Gl 5,16-26, e 2 Pe 1,3-11, que indica o conjunto de virtudes que se entrelaçam na constituição da personalidade de quem verdadeiramente  crê em Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário