sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

Companhia de Jesus dia a dia

E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século". Mateus 28:20.

       A companhia de Jesus é constante conosco. Ele mesmo prometeu. Embora contemos dias e anos, haja legendas e números, Jesus promete "estou todos os dias". Portanto se, para nós, faz sentido de 31/12/2021 para 1⁰/01/2022, para Jesus continua sendo "todos os dias".

     Podemos então refletir sobre palavras de Jesus em três ocasiões das Escrituras, dirigidas a três característicos representantes da condição humana, os mais frágeis, assim assinalados ou, se não o são, seriam aqueles mais necessitados de cuidados, respeito e proteção ou os mais afetados pela violência humana nos dias atuais.

  Quando a preocupação, inoportunamente deslocada de sua prioridade, na discussão entre os apóstolos, era: "Quem é, porventura, o maior no reino dos céus?". Mateus 18:1. Jesus destaca uma criança como exemplo.

    "E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus. Portanto, aquele que se humilhar como esta criança, esse é o maior no reino dos céus". Mateus 18:3,4.

    Uma criança, no conceito de Jesus, ensina sobre humildade, conversão e plenitude no reino de Deus. E quando Jesus foca numa mulher, tendo sido revolucionário em colocá-las no seu lugar de destaque, sempre indicado pela linha lúcida das Escrituras, ele toma a samaritana como exemplo.

     "Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber". João 4:7. Somente Jesus tem essa capacidade de, a partir de uma necessidade vital sua de sanar a sede, iniciar um diálogo que se torna uma aula de teologia, na qual aborda água da vida como suprimento vital para a alma, revelação do Verbo de Deus àquela mulher e adoração genuína a Deus.

     E  na linha profética da certeza de Jesus como Salvador, dois anciãos, Simeão e Ana, esta com, no mínimo, 84 anos, ensinam mais cinco lições fundamentais na conduta do caminhar com Jesus e da esperança pelo dia de Sua vinda.

    "Havia em Jerusalém um homem chamado Simeão; homem este justo e piedoso que esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele. Revelara-lhe o Espírito Santo que não passaria pela morte antes de ver o Cristo do Senhor. Movido pelo Espírito, foi ao templo". Lucas 2:25,26,27a.

     Com este ancião aprendemos como conviver com o e no Espírito, acolhendo, pelos olhos da fé, Suas revelações, por meio das Escrituras, ouvir Sua voz e ser movido por Ele. E com a anciã aprendemos a louvar a Deus por Jesus, seu maior dom, e anunciar o evangelho como única prioridade.

   "Havia uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser, avançada em dias, que vivera com seu marido sete anos desde que se casara e que era viúva de oitenta e quatro anos. Esta não deixava o templo, mas adorava noite e dia em jejuns e orações. E, chegando naquela hora, dava graças a Deus e falava a respeito do menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém". Lucas 2:36-38.

    Evidentemente que os outros representantes da condição humana não ficam de fora. Podemos destacar o que Jesus tem a dizer aos jovens, visto que todos os seus discípulos situavam-se nessa faixa etária. Há uma palavra específica do mais novo entre os apóstolos diretamente dirigida a eles.

   "Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o Maligno". 1 João 2:14. Não quer dizer que somente eles vençam o maligno ou sejam somente eles fortes. Mesmo porque as Escrituras operam uma inversão, quando não se leva em conta a ação de Deus.

     "Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem, mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam". Isaías 40:30,31.

    O diferencial não é ser jovem, mas pôr no Senhor a esperança e a confiança. E a nós, os homens, a palavra de Jesus pode ser conferida no perfil do apóstolo Paulo e sua visão da relevância de sua própria vida.

     "Porém em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, contanto que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus para testemunhar o evangelho da graça de Deus". Atos 20:24.

    Aos adolescentes, há uma palavra de resposta de Jesus a seus pais, num momento de expectativa em relação a uma questão de decidir sobre quem recaía a responsabilidade por um lapso.

  "Logo que seus pais o viram, ficaram maravilhados; e sua mãe lhe disse: Filho, por que fizeste assim conosco? Teu pai e eu, aflitos, estamos à tua procura. Ele lhes respondeu: Por que me procuráveis? Não sabíeis que me cumpria estar na casa de meu Pai?" Lucas 2:48,49.

   Sem dúvida, o lugar onde passar toda a adolescência, envolvido com o Livro por excelência, o único onde estão escritos os "oráculos de Deus", é o templo, é na igreja. Cremos que, com essas palavras de Jesus, podemos aguardar Sua vinda, seguindo essas diretrizes específicas a cada uma das faixas etárias.
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário