domingo, 3 de setembro de 2023

Ocupação de Deus

 ¹⁷ Que preciosos para mim, ó Deus, são os teus pensamentos! E como é grande a soma deles!"

   Tu me sondas. O cara disse assim para Deus. Davi, velho conhecido nosso. Tem exposta sua personalidade (e reputação) nas Escrituras.

  E é sobre isso mesmo que versa este poema escrito. Diante de Deus, estamos expostos. Resta saber quão rasa é nossa personalidade.

  Acho que a profundidade requerida nesse salmo se escora no valor que Deus nos dá. O salmista atina com isso, quando menciona esse "modo assombrosamente maravilhoso" com que Deus nos formou.

   Paulo se aproxima dessa menção, quando nos denomina "poesia de Deus" (αὐτοῦ γάρ ἐσμεν ποίημα). Acho que aqui se dá a conexão.

  O salmista quer atinar com o que Deus, desde sempre, planejou que sejamos. E esse desde sempre, de novo Paulo nos ajuda, é amor antes da fundação do mundo.

   Nem importa a discussão besta entre criacionismo/evolucionismo, pois esse amor precede, no tempo, aliás, Deus está para fora do tempo.

   Focando no autor, Davi, pelo que conhecemos de sua personalidade, literalmente altos e baixos, nem sei por que pediu ou supôs que Deus tivesse interesse em sondá-lo.

   Porque para Deus não há novidade. Mas deve haver expectativa. Pode ser aí, a razão dEle perder (ou ganhar) esse tempo nos sondando.

   Porque não desiste de Suas expectativas. E não dá para fugir. Pode ser ainda mais fundo do que o suficiente para implodir um submersível mal feito.

   Ou ainda mais longe do que supôs o post do pastor que, em sua argumentação, calculou em 93 bilhões de anos luz o diâmetro do universo. Não dá para se esconder.

   Avalio como rasa a minha personalidade. Absolutamente previsível. Repetitivo nas orações. Acho que nunca pediria a Deus que me sondasse.

   Por supor que, onisciente que é, já de antemão sabendo tudo, não se ocuparia, jamais, em sondar o que sou. Ou no que me tornei.

   Mas os pensamentos dEle são preciosos a meu respeito. Outro poeta, Jeremias, o profeta, chega perto, ao dizer, de Deus, a nosso respeito:

¹¹ Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Jeremias 29:11.

   Sondar, nessa expectativa, vale a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário