segunda-feira, 10 de julho de 2017

Esmirna

       Apresenta reação e recebe promessa de Jesus porque resiste à principal característica que acompanha a igreja, esboçada nos tempos do Novo Testamento, e presente por quase 200 anos seguidos: a perseguição.

      "Todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos", afirma Paulo. Característica tão distintiva do evangelho na vida do cristão era a marca da identidade dessa igreja.

      Notar que, nesta igreja, resistir a perseguições era autêntico, enquanto que, na anterior, era mais um sinal de presunção. Outra nota que distingue, em oposição, esta igreja da anterior, era sua pobreza. Notar que, consequentemente, sua riqueza era traço de autenticidade.

      Não quer dizer que, como costumamos avaliar, toda igreja pequena e pobre é rica, como Esmirna, assim como toda igreja grande e rica é como Éfeso. Nada é assim tão simplista. E nossos olhos devem estar voltados para a nossa igreja. É no exercício de a enxergarmos com as lentes do Espírito é que, eventualmente, poderemos ajudar outros, principalmente pelo exemplo.

    Tribulação e provações, em sua variedade, agora é Tiago quem afirma, é motivo de toda a alegria. Mais duas caracteristicas que, pelo que está confirmado em outros trechos da Bíblia, demarcam a identidade inabalável dessa igreja e de qualquer outra.

     Um dos princípios do sentido bíblico de igreja é que são corpo de Cristo. Todas e cada uma delas. Como assinala Pedro, somos, cada um de nós, pedras brutas ajustadas pelas mãos e ministério do próprio Jesus, como pelo Senhor, o Espírito, completa Paulo. Isso independe do tamanho, classe social ou latitude.

     Definitivamente, os critérios pelos quais cada igreja é avaliada são dados pelas Escrituras. Não são aqueles concedidos pela capacidade humana. Nesse caso, será vício tentar, por critérios puramente racionais e humanos, estabelecer os parâmetros do que a Bíblia define ser igreja de Cristo.
   
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário