domingo, 8 de dezembro de 2019

Sermão - Pós-modernidade e a identidade de Jesus


Isaías 52,13-15

13 Eis que o meu Servo procederá com prudência; será exaltado e elevado e será mui sublime. 14 Como pasmaram muitos à vista dele (pois o seu aspecto estava mui desfigurado, mais do que o de outro qualquer, e a sua aparência, mais do que a dos outros filhos dos homens), 15 assim causará admiração às nações, e os reis fecharão a sua boca por causa dele; porque aquilo que não lhes foi anunciado verão, e aquilo que não ouviram entenderão.

 1. Exposição do servo sofredor: identidade;
 2. Imagem e intensidade do sofrimento;
 3. Relevância dele e descaso dos poderosos. 

Isaías 53,1-12

v.1 - Credibilidade e acesso ao evangelho: "Quem creu em nossa pregação?";
- A verdadeira gênese do evangelho: 1. Na época atual, é necessário restaurar as raízes da mensagem evengélica. O kerigma é o principal indicador de identidade, usado na canonicidade dos livros. Ver Mc 1,14-15: Jesus é o primeiro a anunciar o evangelho.
1. Como o servo é visto pelos homens: APARÊNCIA
v.2 - a) renovo e raiz de terra seca: sem aparência ou formosura e nenhuma beleza;
v.3 - b) desprezado/mais rejeitado/homem de dores/sabe o padecimento: como de quem se esconde o rosto e de quem não se faz caso; 2. Vivemos um tempo em que a identidade do “ser” é questionada: niilismo, que significa vir, viver e ir para o nada; a “teologia” da “morte de Deus”: a ressaca do modernismo gerou o pós-modernismo: a ciência desbancou a Bíblia e a própria decepção da humanidade com ela predispõe a um sentido existencialista de vida, vida como acontecimento, apenas um prenúncio de morte.
2. O que o servo conquista para Deus. REALIDADE - Certamente ele:
v.4 - a) tomou sobre si nossas enfermidades/nossas dores tomou sobre si (nós o reputávamos aflito, ferido de Deus é oprimido);
v.5 - b) foi traspassado por nossas transgressões/moído por nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz/sobre ele; por suas ligaduras/sarados; 3. Precisamos destacar e indicar o específico da Bíblia: a) a fé socorre a razão. Esta, destituída de fé, não melhora, não converte, não transforma nem o homem e nem a sociedade; b) o específico da Bíblia não são milagres ou promessas de prosperidade: mas a realidade da morte e ressurreição de Jesus, nosso batismo nEle e da possibilidade real de sermos imitadores de Deus (Ef 5,1-2); c) da realidade de viver uma igreja posta no mundo, vista nas ruas, arriscando-se no testemunho verdadeiro do evangelho, como Jesus viveu e nos dá poder de viver.

COMO ESTÁVAMOS: 4. A realidade do ser humano como a Bíblia a mostra;
v.6 - a) desgarrados como ovelhas;
        b) desviados pelo caminho;
O QUE FEZ O SENHOR 5. A história de Jesus: a pós-modernidade defende o fim da história: não se sustenta como argumento a continuidade histórica: criação, revelação, história da humanidade, termo e juízo final. Essa “ressaca” da modernidade rompe com essa visão teológica. Na virada do séc XV para o XVI, por ocasião do Renascimento/Iluminismo é requerido romper-se definitivamente com essa visão da tradição judaico-cristã.
Mas o Senhor fez cair sobre ele nossa iniquidade;
E O SERVO - v.7 – 6. A identidade do servo: a Bíblia no-la mostra.
a) oprimido/humilhado não abriu a boca;
b) como cordeiro ao matadouro;
c) ovelha muda perante tosquiadores;
                  v.8 -
a) arrebatado por juízo opressor;
b) sem linhagem/cortado da terra;
c) ferido pela transgressão do povo;
                  v.9 -
a) sepultura com perversos/com ricos esteve;
b) nunca injustiça/nem dolo em sua boca;

A DEUS - v. 10 7. A revelação do amor de Deus: a Bíblia é uma história de amor.
a) agradou moer;
b) fez enfermar;
O SERVO -
a) qdo der sua vida oferta pelo pecado;
b) verá posteridade;
c) prolongará seus dias;
d) a vontade do Senhor prosperará nas suas mãos.
                  v. 11
a) verá penoso fruto de seu trabalho;
b) ficará satisfeito;
c) justificará a muitos/levando sobre si suas iniquidades.

RECOMPENSA DE DEUS COMPARTILHADA
v.12 - a) dará muitos como sua parte;
           b) repartirá despojos com poderosos;
O SERVO
    a) derramou sua alma na morte;
    b) contado com transgressores/esteve entre ricos;
    c) intercedeu por transgressores;
    d) levou sobre si os pecados de muitos;
       




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