sábado, 27 de agosto de 2022

Verdade, na boca de quem?

 Vinde comigo e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Será este, porventura, o Cristo?!" João 4:29.

    O único homem que pode dizer a qualquer um "tudo quanto tem feito" e que, a respeito do que diz, pode-se chamar palavra de Deus.

  O autor de Hebreus afirma que, todo o tempo, Deus fala muitas vezes e de muitas maneiras. Mais recente e definitivamente nos falou pelo Filho.

   Como reverbera Paulo em Romanos 10, "a palavra está perto, na boca e no coração". E ele chama de "palavra da fé que pregamos". Estar na boca significa dizer ao alcance da compreensão e no coração significa a possibilidade de crer nela.

   Lá no AT, Isaías, cerca de 700 anos antes de Cristo, também ecoa  quando afirma que a palavra que Deus profere não volta vazia, mas realiza o que apraz a Deus.

   Diante da palavra de Deus, na boca de Jesus,  a mulher testemunhou aos homens de seu círculo de amizade, "me disse tudo quanto tenho feito". Somente diante da palavra de Deus, podemos afirmar isso e igual ao que disse a mulher.

    Deus nos criou nus e, instantes após a queda, mandou tirar a roupa que inventamos para nós. Aos de Laodiceia, Jesus manda que comprem dEle vestimentas. Para não parecermos pobres, cegos, miseráveis e nus.

   Ainda bem que é Jesus quem fala. E anote: não era mensagem exclusiva para aquela igreja daquela Associação. É para todas. O mundo se divide entre os que já ouviram de Jesus tudo a repeito de si mesmos e os que relutam.

   Relutam em ouvir ou dissimulam, como Pedro tentou fazer, o fato de fazer ouvido mouco, como se diz no Acre. Paulo advertiu Pedro: "não procedia corretamente segundo a verdade do evangelho".

   O evangelho é verdade, porque sai da boca de Jesus Cristo. E se é palavra à altura da nossa boca e do nosso coração, é porque, como crianças, diante de Deus, podemos ouvir e repetir, até compreender.

   E palavra da fé que pregamos: "Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo". Romanos 10:9.

   "Vinde comigo e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Será este, porventura, o Cristo?!" Disse tudo o que somos e tudo o que temos feito. O nome disso é arrependimento.

    A nossa verdade está na boca de Crisro. Ele é caminho, verdade e vida. Estes três andam juntos. E somente se encontram em Jesus. Será ele, porventura, o Cristo? Perguntou a mulher, provocativa, porque já conhecia a verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário