⁵ "Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus" Fp 2.
Há um perfil padrão de conduta no contexto biblico. E sem dúvida está delineado na pessoa de Jesus.
Porém, ao longo da história bíblica, fosse no Antigo quanto no Novo Testamento, encontramos personagens que tipificam esse modelo.
Por exemplo, Paulo na carta aos Filipenses expõe Timóteo como modelo de conduta:
¹⁹ "Espero, porém, no Senhor Jesus, mandar-vos Timóteo, o mais breve possível [...] ²⁰ Porque a ninguém tenho de igual sentimento que, sinceramente, cuide dos vossos interesses [...] ²² E conheceis o seu caráter provado, pois serviu ao evangelho, junto comigo, como filho ao pai." Fp 2.
Essa é uma descrição precisa dessa personagem. Qualquer obreiro, fosse o próprio Paulo ou quem ele indicasse como apto a substituí-lo seria modelar para todos os cristãos.
No texto das bem-aventuranças temos um perfil, definido por qualidades em série, cada uma delas tendo Jesus como modelo, que definem o perfil do verdadeiro cristão
Elas não são como que promessas de felicidade ou bênçãos para quem tenta nutrir tais virtudes, mas sim o resultado de quem já traz consigo tais características de personalidade.
A primeira delas, já define o caráter de Jesus como, de novo aos Filipenses, Paulo indica:
⁵ "Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus [...] ⁸ a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz." Fp 2.
A seguinte refere-se ao choro, definido como resposta emocional humana. Nesse caso, estaria também relacionado ao sentimento de Cristo.
Estão anotadas três vezes em que chorou: Jo 11,35, sensibilizado pelo sofrimento humano da morte; Lc 19,41-42, diante da incredulidade de Jerusalém; Hb 5,7-9, pressionado pela necessidade em obedecer a Sua própria vocação.
O choro pode ocorrer como resposta a qualquer emoção forte meramente humana. Mas o choro das bem-aventuranças pressupõe o caráter de Jesus.
Elas seguem definindo os mansos, a fome e sede de justiça, os misericordiosos, os limpos de coração, os pacificadores, e os perseguidos e injuriados. Todas essa qualidades de caráter encontramos em Jesus.
Na profecia de Isaías 53 lemos sobre a resposta de Jesus a toda a afronta que sofreu:
⁷ "Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca." Is 53.
Em Mc 6,6 Jesus se admira em constatar incredulidade, assim como em Jo 13,1 demonstra a intensidade de seu amor. E sua principal característica como limpo de coração está atestada em Rm 1:
⁴ "...e foi designado Filho de Deus com poder, segundo o espírito de santidade pela ressurreição dos mortos, a saber, Jesus Cristo, nosso Senhor".
As qualidades de Jesus nos parecem óbvias. Mas para vê-las em nossa própria vida teremos um luta pessoal interna contra nós memos. E seremos assim se uma vez convertidos a Jesus, batizados em Sua morte e ressuscitados nEle.
Deparamos quem somos. E quem Deus deseja que sejamos. O clamor de Jesus na cruz, rogando ao Pai que perdoasse a todos que o crucificavam, é a maior prova de seu caráter pacificador.
³⁴ "Contudo, Jesus dizia: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem." Lc 23.
Quanto à perseguição e a injúria, mais ainda caracterizam a vida de Jesus. Conduzem-no à cruz e serão a marca de todos os que creem nEle. Em Jo 15 Jesus menciona o ódio de que seremos alvo todos os que nEle cremos.
A maior felicidade reside em quem põe em Jesus a sua fé. E por Ele é transformado à sua imagem e semelhança.
Terão com Jesus comunhão em todas as situações, partilham de Seu sentimento, agregam Suas virtudes e, certamente, vencerão o mundo por Sua fé, ainda que sejam perseguidos e injuriados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário