³ "Sobe para uma terra que mana leite e mel; eu não subirei no meio de ti, porque és povo de dura cerviz, para que te não consuma eu no caminho. ⁴ Ouvindo o povo estas más notícias, pôs-se a prantear, e nenhum deles vestiu seus atavios." Êx 33.
Os atavios, ou seja, enfeites, de modo geral, talvez até mais usuais para as mulheres, o nome já diz, apenas enfeitam.
No texto acima, não vestir atavios, significava estar sensível para uma tremenda má notícia, aliás, essencial para aquela congregação de povo.
Algo essencial. Para eles, a presença de Deus. Foram notificados de que, em função da sua opção pela idolatria e todos os mais desvios morais que vêm nesse combo, Deus optou por não seguir no meio deles.
Mas sem abandonar à própria sorte. Deus prometeu enviar seu Anjo. Moisés rejeitou. Anjo não seria Deus. Moisés reclama que a identidade do povo estava, definitivamente, associada a Deus. Ele argumenta:
¹⁶ "Pois como se há de saber que achamos graça aos teus olhos, eu e o teu povo? Não é, porventura, em andares conosco, de maneira que somos separados, eu e o teu povo, de todos os povos da terra?" Ex 33.
Por isso retiraram de si seus enfeites. Não mais seguiriam, uma vez tendo constatado sua perda de identidade. E que perda. Não era hora para enfeites.
Não é para se confundir identidade com adereços. Muita gente tem preferido esse evangelho de consumo, maquiagem de ocasião, componente de personalidades voláteis. Evangelho sem conteúdo.
Esse versículo acima foi o argumento de Moisés que Deus desejou ouvir. Como se o Altíssimo, na verdade, tivesse provocado seu servo, a fim de testar sua reação.
Como resultado de uma crise que definiu identidades. A pergunta retórica de Moisés traz com ela a resposta. "Como se há de saber?" Bela pergunta.
Se ou quando achamos a graça de Deus, ele segue conosco. Deus seguir conosco nos distingue. Para que tantos quantos nos vejam, vejam que seguimos com Deus e ele segue conosco.
Sem necessidade de atavios. Retirar a maquiagem é fundamental. Autenticidade é essencial. Esse foi o argumento de Moisés: por tua graça, Altíssimo, somos o Teu povo e tu és o nosso Deus. É nossa identidade.
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