quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Tive um sonho

Tia Nadir e Vanderleia juntas,
em 7 de junho de 2016, fiéis,
na despedida de tia Maninha

       Não canso de repetir que a nossa família é grande e bonita. Não somente no aspecto físico. Mas também interiormente. E essa virtude vem de nossos pais.

     Ajudou, sim, o lugar e época onde todos nasceram, porque era época e lugar de gente humilde, de poucos recursos, mas ligados à terra, ao rio, à natuteza, de um modo geral.

    E ligados uns aos outros. Lembro de uma tragédia, que foi a partida de Adalgiza, a matiraca, no nascimento de Isaías, em 1932. Mas logo nosso avô Antônio foi socorrido pelos vizinhos.

   A família Macedo socorreu e, posteriormente, em 1951, Cid o reencontra no Rio de Janeiro, mais tarde esse nosso tio abandona o ateísmo e, junto com o mano, tornam-se advogados e pastores.

    Nem sei quantos primos somos. Não conheci ainda as primas, filhas de Maria, aquela que permaneceu na roça, como costumamos falar. Mas agora, estão todos e todas juntos: José, Maria, Cid, Dejanira, Jani, Mário, Isaías e agora Nadir. Entre nós ainda o Antônio, filho do segundo matrimônio de nosso avô.

     Neste final de madrugada sonhei com tia Nadir. Certamente ficou em minha mente a fala de Zilneia, ontem, repassando as notícias que nos colocavam em alerta.

    Vanderleia, a mana que eu tenho, estava numa entrada de porta, me viu descendo uma escada, e me veio abraçar. O rosto era da época de 1977, quando ela foi lá para o Méier.

    E eu vi, sentada numa saleta pequena, tia Nadir, bem asseada a cuidada, como sempre, pelas filhas. Entrei para abraçá-la. Ela quis se levantar, mas eu insisti que ficasse como estava.

    Mas ela se levantou e me abraçou bem apertadinho. Para nós, que acolhemos no coração as promessas de Jesus, reconhecemos como apenas sonho. Mas essa sensação de paz e conforto é real. Porque a turma lá no céu agora está completa. Isso está garantido na Bíblia. Todos eles criam nessa promessa: Jesus como nosso precursor junto ao Pai.

     Somos gratos por essa história tão linda. Primos e primas espalhados por esse país. Ana Lúcia lá na América do Norte. A gente vai longe! A gente também vai fundo, no coração. E a gente vai alto, muito alto, lá no céu, onde Jesus está.

    Todos eles nos legaram essa herança. A mais preciosa. A que mais nos enriquece. E a que mais bonitos nos faz.

Esq. para dir.: Nadir, Odete (esposa de José), 
Cid, Isaías, Mário de Jani, no ap do Meier.


2 comentários:

  1. Linda postagem primo!! Maravilhosa a história de vida da minha mamãe!! Seu legado está conosco!! Sua vida marcou a nossa trajetória, carta viva, escrita pela mão do nosso melhor amigo, Espírito Santo! 🙏🙏🙏❤️

    ResponderExcluir
  2. Amém. Quanta riqueza na vida de sua mamãe. E na vida dos manos e manas também. E na herança em Jesus que recebemos.

    ResponderExcluir