domingo, 12 de junho de 2022

Cumpre ser videira

    O texto da videira define o modo como, ligados a Jesus e trabalhados pela graça de Deus tornam-se possíveis os frutos dessa relação.

    "Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda". João 15:1,2.

    Esses dois versículos iniciais são a síntese do que segue exposto, pormenorizadas todas as características desse resultado, indicadas como fruto permanente.

   Nada pode compensar acima do que seja a comunhão em Cristo, por meio dEle ligados ao Pai. Mas é exatamente em virtude dessa comunhão que se destacam todos os efeitos que o texto da videira ilustra.

    O primeiro elemento são os frutos permanentes dessa relação. Em relação a isso o texto afirma que estamos ligados à videira, que é Cristo, a Deus é o agricultor que continuamente nos limpa, para que também continuamente produzamos frutos.

    E por meio de Sua palavra Ele nos purifica. Foi por ouvi-la e atender, que somos salvos, sendo satificados por obedecê-la. Temos 176 versículos do Salmo 119 que nos indicam os benefícios da Palavra de Deus em nós, entre tantos outros aspectos, esse da santidade.

   "Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti". Sl 119:11. Três elementos principais como efeito dessa comunhão o apóstolo menciona a seguir, que são a plenitude da vontade de Deus em nós, o amor no modo como o próprio Jesus o aprendeu e a alegria resultante.

    O profeta Oseias indica esses efeitos da comunhão com Deus, de como há plenitude de amor e alegria: "Desposar-te-ei comigo para sempre; desposar-te-ei comigo em justiça, e em juízo, e em benignidade, e em misericórdias; desposar-te-ei comigo em fidelidade, e conhecerás ao Senhor". Os 2:19,20.

    Desse modo, como em Oseias é temática principal, é possível conhecer o Senhor: "Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor". Os 6:3. O profeta também indica como "desposar", no sentido bíblico, significa comunhão do casal entre si e do casal com Deus.

    Aqui João vai expressar a feição do casamento para fora de si mesmo, como testemunho ao mundo, por meio da igreja: por meio de guardar a palavra, guardar-se em santidade e ser no mundo testemunha do poder do evangelho.

    A marca em si do compartilhamento dessas bênçãos é a ação do Espírito em nós. Isso representa e significa ser testemunha de Jesus no mundo, o que representa a identidade do ser igreja.

   Paulo, aos Efésios, indica o modo como o testemunho de Cristo se torna efetivo em nós: "...para que, segundo a riqueza da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior; e, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor".
Ef 3:16,17.

    E Paulo conclui: "...e, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor". Ef 3:17. Este é o conhecer, de que falam tanto João Apóstolo, quanto o profeta Oseias.

    E tanto aos Efésios, quanto na carta aos Filipenses Paulo indica como o amor cumpre seu papel exclusivo e inclusivo no relacionamento com Deus, na identidade da igreja e na benção do casamento.

   Diz Paulo Apóstolo: "...e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus". Ef 3:19. E também:  "E também faço esta oração: que o vosso amor aumente mais e mais em pleno conhecimento e toda a percepção, para aprovardes as coisas excelentes e serdes sinceros e inculpáveis para o Dia de Cristo, cheios do fruto de justiça, o qual é mediante Jesus Cristo, para a glória e louvor de Deus".
Fp 1:9-11.

    Desse modo, assim ligados a Cristo, em comunhão com Deus, pela benção e ação do Espírito em nós, cumpre ser igreja no mundo. Assim como cumpre experimentar todas as bênçãos do casamento, incluída a benção de se constituir família, no modelo de Deus, a benção para os filhos e para o casal, nesse contexto, e a benção para quantos desse convívio privam. Deus assim nos fortaleça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário