segunda-feira, 6 de junho de 2022

INTRODUÇÃO AOS CADERNOS DE APOIO PEDAGÓGICO

 ACOMPANHAMENTO PERSONALIZADO DE APRENDIZAGEM CADERNO DE MATERIAL ESTRUTURADO EM PORTUGUÊS SEXTO E SÉTIMOS ANOS – PRIMEIRO E SEGUNDO GRUPOS APRESENTAÇÃO 

Caro(a) monitor(a), este caderno é parte do material estruturado de apoio ao acompanhamento personalizado de aprendizagens que precisam ser recompostas e consolidadas entre crianças e jovens do Ensino Fundamental nas escolas participantes do projeto. O ponto de partida para a elaboração deste material é a leitura pedagógico-curricular dos dados resultantes das avaliações diagnósticas que abrem todo este ciclo de intervenções do qual vocês são agentes fundamentais. 

 Esses testes são baseados em descritores, que são aspectos de conhecimentos e habilidades que já deveriam estar plenamente desenvolvidos entre os alunos. Grupos de alunos são, então, definidos pelo conjunto de descritores em que têm desempenho mais problemático nas avaliações. Portanto, os testes identificam por onde começarmos o processo de recuperação desses conhecimentos e habilidades, com o acompanhamento dos alunos em suas trajetórias individuais, para que atinjam os objetivos de aprendizagem esperados para sua idade ou ano escolar. 

 Logo, no planejamento pedagógico e curricular desta iniciativa, consideramos as habilidades, enunciadas nos descritores, mais fragilizadas em cada grupo de alunos. Os materiais, assim, abrangem os conhecimentos e habilidades cujas lacunas podem explicar os problemas apontados pelos testes. No entanto, não se restringem a esse escopo: de fato, vão gradualmente avançando ao longo de percursos formativos que conduzam o aluno para o grupo seguinte àquele em que foi inicialmente alocado. 

 Para tanto, os textos e tarefas em que os materiais são estruturados ampliam o foco, em etapas progressivas, (1) dos conhecimentos e habilidades que devem ser recuperados (2) àqueles que preparam a passagem dos alunos a grupos de perfil mais avançado e próximo das suas etapas de aprendizagem.

Neste acompanhamento, mapeamos, portanto, os conhecimentos e habilidades da BNCC que sejam fundamentais, tanto para superar as lacunas apontadas nos testes, quanto para promover a aprendizagem dos alunos aos níveis que definem os grupos mais adequados a seu ano escolar. Considerando esse duplo objetivo, o caderno, geralmente, trabalha objetos de conhecimento prévios ou necessários, vários dos quais associados a anos anteriores ao ano escolar atual do aluno. No entanto, esse resgate é feito em contextos que sejam significativos e instigantes de modo que não causem, no aluno, a indesejável impressão de uma revisão superficial e desinteressante dos anos escolares pelos quais já passou. Um dos desafios, portanto, na elaboração desses cadernos é encadear conhecimentos fundamentais, mais básicos, ao longo de uma sequência de tarefas que, em complexidade crescente, possam ir contribuindo para a plena realização dos objetivos de aprendizagem esperados. Os elementos centrais de cada caderno são as tarefas. Por tarefa, entendemos algo mais do que uma questão estanque. Pensamos tarefas ou conjuntos de tarefas articuladas umas as outras de modo que, quando finalizadas, gerem evidências sobre as razões das dificuldades de aprendizagem ou a respeito das desejadas progressões que vocês possam ir observando ao longo das intervenções. Para facilitar a observação e registro de eventuais entraves ou progressões na aprendizagem, de modo personalizado, dispomos, ao fim de uma tarefa (ou sequência de tarefas) rubricas na forma de tabelas, em que enumeramos uma sequência, também em um crescendo de complexidade, dos objetivos de aprendizagem pretendidos em cada etapa da tarefa. Para cada um desses objetivos ou etapas, associamos três graus de consecução da etapa/objetivo: não realizada; realizada parcialmente; realizada plenamente. Nas entradas da tabela, descrevemos explicitamente o que significam esses três graus para aquela etapa ou objetivo específicos daquela determinada tarefa. 

 O registro dessas evidências é de fundamental importância tendo em conta várias finalidades, das quais a mais relevante é dar uma devolutiva visível, objetiva e formativa para o aluno, de forma individualizada. Esses dados serão, por óbvio, de inconteste utilidade para professores e gestores pedagógicos, como um relato consubstanciado, ricamente detalhado, dos avanços e eventuais retenções na aprendizagem dos alunos acompanhados. Por fim, nortearão o trabalho dos elaboradores e revisores do material quanto às finalidades e desenho pedagógico das tarefas. 

Além das tarefas, temos textos também com múltiplas funções: trazer contextos e motivações que confiram interesse e significado ao caderno; apresentar, de modo leve e objetivo, elementos de repertório conceitual e técnico na Língua Portuguesa ou Matemática, conforme o caso; motivar e abrir caminho para a tarefa ou sequência de tarefas que vêm a seguir. De qualquer modo, além dessas intenções, pretendemos fazer com o que o material seja autocontido, na medida do possível. 

Alguns trechos do material são comentários e notas que fazemos ao monitor, a título de uma orientação metodológica, em que ressaltamos lacunas e erros comuns entre os alunos; abordagens para o tratamento dos temas e problemas nas tarefas; enlaces e dicas de materiais, mídias, plataformas e aplicativos que subsidiem as intervenções e possam prover estratégias pedagógicas com maior interação dos alunos. 

A seguir, enumeramos os conhecimentos, habilidades e descritores considerados neste caderno

PARÂMETROS PARA ELABORAÇÃO E USO DO CADERNO 

Este caderno do material estruturado tem por finalidade a consolidação ou recuperação de conhecimentos e habilidades relativos aos seguintes tópicos: 

Procedimentos de leitura. 

Contemplamos, nos textos e tarefas, as seguintes habilidades da BNCC: 

EF15LP03 Localizar informações explícitas em textos. 

EF35LP05 Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto. 

EF35LP04 Inferir informações implícitas nos textos lidos. 

EF69LP05 Inferir e justificar, em textos multissemióticos – tirinhas, charges, memes, gifs etc. –, o efeito de humor, ironia e/ou crítica pelo uso ambíguo de palavras, expressões ou imagens ambíguas, de clichês, de recursos iconográficos, de pontuação etc. 

Os descritores das avaliações diagnósticas, relativos a esses conhecimentos e habilidades enumerados acima e que caracterizam aos grupos 1 e 2 de alunos são: 

Grupo 1 - Localizar informações explícitas em um texto. 

Grupo 2 - Inferir uma informação implícita em um texto. 

Resumo dos Objetivos de Aprendizagem do Caderno. 

Os objetivos das tarefas deste caderno é fomentar conhecimento para que o(a) aluno(a) seja capaz de localizar informações explícitas em textos de complexidade variada. Além disso, espera-se que ele/ela desenvolva as habilidades de inferir informações implícitas em textos verbais e em textos multissemióticos.

 Algumas Orientações Gerais para a Monitoria. 

No processo de acompanhamento personalizado da aprendizagem estruturado pelos textos e tarefas, o monitor pode adotar algumas ações em sequência: 

 Sondagem: o monitor deverá investigar o conhecimento prévio dos alunos, verificando o que trazem de conhecimento a respeito do assunto que será desenvolvido. Essa investigação é extremamente importante para situar o monitor sobre como começar a abordar o assunto. 

 Acompanhamento: o acompanhamento precisa ser constante, diário, se for possível. Uma maneira de fazer esse acompanhamento é solicitar ao aluno, por exemplo, que explique como resolveu determinada atividade, de modo que você possa entender as linhas de raciocínio do aluno e, sempre que necessário, ajudá-lo a buscar novas estratégias. 

 Verificação: após as atividades, é interessante solicitar aos alunos que expliquem seu raciocínio. O intuito, nesse momento, é verificar se as estratégias escolhidas estão sendo compreendidas ou se alguns alunos apresentam dificuldades que necessitam de alguma intervenção.

Interferência pedagógica: o acompanhamento e a verificação das aprendizagens podem indicar possíveis “falhas” no decorrer do processo de ensino e aprendizagem. Caso isso aconteça, pode ser necessário que as estratégias de ensino sejam revistas, o que demandará mudanças, às vezes bastante significativas. 

Retomada: é o momento em que todo o percurso poderá ser revisto, de modo que, em alguns casos, será necessário voltar ao planejamento, ou rever as rubricas e demais registros feitos pelos alunos e por você no decorrer das atividades, ou ainda excluir, incluir ou adaptar o que for necessário de acordo com as dificuldades que surgirem em sala de aula, entre outras decisões necessárias

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