segunda-feira, 11 de julho de 2022

Palavra rara

 "Naqueles dias, a palavra do Senhor era mui rara; as visões não eram frequentes". 1 Samuel 3:1.


   Por que palavra rara? Deus parou de falar. Ou rareou Sua fala. Então, deduz-se, ora Deus fala mais, ora fala menos, ora nem fala.

   Porque partimos da premissa de que fala. E também de que não oscila, ora falando mais, ora falando menos, ora nem falando.

   O problema vai estar nos profetas. Porque são eles que falam em nome de Deus. Percorrendo a Bíblia, o livro que dá pistas sobre a fala de Deus, encontramos essa convenção.

    Bem, deixando de lado a questão sobre se Deus existe mesmo ou se a Bíblia é requintada mitologia judaico-cristã, resta validar a convenção acima mencionada, qual seja, fé de que Deus admitiu a Moisés, sim, falar por meio de profetas ou prefetisas.

    Porque, como tudo na vida é elitização ou, como diria Salomão, vaidade, ora, Deus falaria, então, por boca de quem? Pescadores, como os do lago de Genesaré? Ha, ha, ha... diremos: porque o pessoal da elite nega que Pedro, João e nem Paulo tenham, pelo menos, escrito todos os escritos que tomam seus nomes.

    Por isso que, quem fala em nome de Deus? Caso seja feita uma concessão e, nesse caso, seria piedoso fazer, quem sabe, como Paulo diz aos coríntios, quando diz "principalmente que profetizeis", quem sabe a igreja fale em nome de Deus.

   Voltamos ao mesmo problema anterior: quais são as vozes da igreja? Quem lhes confere o crivo da pertinência e autoridade no que fala? Aí, vai surgir outra questão: quais das igrejas que a si arrogam o título de "cristãs" e que vozes, nelas, falam em nome de Deus?

  Ora, como diria, agora, o próprio Jesus (se é que esse trecho de João é ipsissima verba de Jesus): "consultai as Escrituras", já que consultais as Escrituras. Para quê? Para saber, conferindo com ela, se o que se disse procede mesmo de Deus.

    Esse teste ganhou fama turbinado pelo sola scriptura da Reforma. Mas, de novo, está posta a ruptura entre os leigos e o clero, ou diríamos entre leigos e acadêmicos, sim, porque o sistema de castas existe no mundo inteiro, explícito na Índia, implícito em todas as outras latitudes.

   Se Deus existe e fala, se a palavra dEle não é rara, resta ouvi-Lo. Será que o próprio Altíssimo regula Sua fala, numa espécie de critério: profetas (e/ou profetisas) que representam a elite da fala de Deus, profetas (e/ou profetisas) que representam pescadores sem voz ou mais gente desse nível.

   Bem, se fosse ipisissima verba de Jesus aquela sentença: "Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos", Mt 11,25, até poderíamos dizer que há uma pista para a identificação das fontes.

   Possa ser. Possa ser. Mas temos de esperar que os entendidos nos esclareçam, se se trata mesmo de palavras de Jesus ou alguém previamente revoltado com a elite. De qualquer modo, socorra-nos Amós:

    "Certamente o Senhor DEUS não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas". Amós 3:7. Bem, resta saber se foi Amós que disse ou, se quem disse, está mesmo falando em nome de Deus.

   Talvez seja essa a resposta por se ter ou não ter como rara a palavra de Deus: ele, certamente, não faz cousa alguma sem antes revelar seus segredos aos profetas (e às profetisas).

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário