sexta-feira, 17 de março de 2023

Eu o sou, eu que falo contigo

 "Então Jesus declarou: "Eu o sou, eu que falo contigo", Jo 4,26. "E Jesus lhe disse: "Já o tens visto, e é o que fala contigo", Jo 9,37.

   Aqui Jesus se refere a si mesmo como "eu". Interessante Jesus dizer eu. Muito diferente de dizermos eu. Mesmo porque, Jesus ainda avança, para dizer Eu o sou.

  Esta sentença está proibida a qualquer judeu. Na gramática deles, por causa da declaração de Deus, a Moisés, em Horebe: Eu sou o que sou. Ninguém é. Somente Deus pode dizer Eu sou.

  Jesus, então, refere-se a si como "eu". E eu, quer dizer, cada um de nós, quem sou, quem somos? Somos muitos. Temos uma personalidade desagregada. Ainda que a queiramos ou consigamos organizar, em torno de um tema, de uma ênfase ou vocação.

  Quando as Escrituras dizem, de Deus, que nos fez "à sua imagem e semelhança", homem e mulher nos criou, isto é, cada um dos dois à Sua imagem e semelhança, indica uma ordem prévia para a personalidade e para o caráter.

   O cego, de Jo 9, foi instigado por Jesus, quando a ele perguntou: "Crês tu no Filho do Homem?". Quanto à mulher, ela mesma afirma a Jesus: "Eu sei que há de vir o Messias".

   Filho do Homem, para o cego, era o termo de mediação que aguçava sua curiosidade. Quanto à mulher, ela de antemão já conhecia o termo Messias, necessitando ter esclarecida a expectativa sobre sua vinda.

   Jesus, então, afirma, a cada um deles, Eu o sou. Já me tens visto e é o que fala contigo. Regra geral, Jesus se revela. Regra geral, o ser humano já o tem visto. Regra geral, Jesus fala a cada qual.

   Ou não. Ou não podemos afirmar de Jesus nenhuma dessas assertivas. Teríamos de relativizar. Em termos, Jesus se revela. As informações sobre ele são fragmentárias. Não. Jesus não fala hoje. Dizer ter ouvido sua voz soa místico ou soa falso.

   Mas se Jesus pode dizer a nós Eu o sou, eu, que falo contigo, então a chance de rearrumar a vida está posta. Isaías, já no seu livro, afirma que "andávamos desgarrados como ovelhas (sem pastor); cada um se desviava pelo caminho, mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos".

   Presumo que podemos deduzir: 1. a iniquidade é desagregadora da personalidade; 2. a iniquidade é comum e privativa de nós todos; 3. Deus ter feito cair sobre Cristo a iniquidade de nós todos agrega nossa personalidade.

   Muito interessante refletir sobre o que Jesus expressa quando se refere a si mesmo como "eu". Ele tem uma personalidade agregadora. Muito interessante refletir sobre o modo como Jesus se propõe a agregar nossa personalidade.

   Assim, poderemos atinar com o "eu" que nos representa. Jesus nos agrega a personalidade. Não estamos mais nos descaminhos da vida, nem somos uma mentira viva ou dominados pela "iniquidade de nós todos".

   Mas esse que diz Eu o sou, eu, que falo contigo, também diz Eu sou o caminho (para onde viemos, de todos os nossos descaminhos), a verdade (que agrega nossa personalidade fragmentada) e a vida (para a qual Jesus tem uma vocação autêntica). 

  Tanto quanto para a mulher samaritana, em Jo 4, quanto para o cego expulso da sinagoga, em Jo 9, das histórias aqui mencionadas, era Jesus que esperávamos encontrar. E fala conosco.
   

Um comentário:

  1. Texto excelente. Deus te abençoe sempre 🙏🙏. Ensinamentos importantes para todos nós 😍💕. Obrigada pela mensagem Edificante e poderosa.

    ResponderExcluir