domingo, 17 de dezembro de 2023

Um menino vos nasceu

 Isaías 9,1-7

   O texto do profeta Isaías delineia, passo a passo, os efeitos de uma determinada situação histórica que, como é usual na profecia, aplicar-se, numa projeção mais ampla, ao longo da história é como prenúncio de tempos futuros.

   Neste caso específico, a terra angustiada é a de Israel que, no texto bíblico, sempre é referenciada como alvo desse tipo de projeção, num modo específico das Escrituras.

Terra angustiada - v. 1

29Deu-lhe o nome de Noé e disse: "Ele nos aliviará do nosso trabalho e do sofrimento de nos­sas mãos, causados pela terra que o Senhor amaldiçoou". [...] O Senhor viu que a perversidade do homem tinha aumentado na terra e que toda a inclinação dos pensamentos do seu coração era sempre e somente para o mal. 6Então o ­Senhor arrependeu-se de ter feito o homem sobre a ter­ra, e isso cortou-lhe o coração. Gn 5 e Gn 6.

    Neste trecho, espelha-se o estado da humanidade nos dias de Noé, fosse o seu nascimento, na avaliação de seu pai, fossem os dias antecedentes do dilúvio.

   Nas Escrituras, Jesus compara essa fase aos dias de Sua vinda, denunciando que o estado de iniquidade desses dois momentos correspondem-se.

Anúncio da luz - v. 2

3Disse Deus: "Haja luz", e houve luz. 4Deus viu que a luz era boa, e separou a luz das trevas. [...] 15Porei inimizade entre você e a mulher,
entre a sua descendência e o descendente dela;
este ferirá a sua cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar". Gn 1 e Gn 3.

   Aqui, há distinção da luz, em relação às trevas, no sentido meramente físico, da natureza da luz, mas também no sentido metafísico.

   Luz, como distinção entre o bem de Deus, frente ao mal, entre os quais decisiva e definitivamente se distinguem. Deus é luz. E ela resplandece sobre as trevas, denunciando-a, superando e a vencendo.

O retorno da alegria - v. 3

10Mas o anjo lhes disse: "Não tenham medo. Estou trazendo boas-novas de grande alegria para vocês, que são para todo o povo: 11Hoje, na cidade de Davi, nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor. 12Isto servirá de sinal para vocês: encontrarão o bebê envolto em panos e deitado numa manjedoura". 13De repente, uma grande multidão do exército celestial apareceu com o anjo, louvando a Deus e dizendo: 14"Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens aos quais ele concede o seu favor". Lc 2.

        A alegria vem da parte de Deus. Não que seja obrigação, não que seja artificial, não que seja provisória. O fundamento da alegria no Senhor são seus atributos.

   Deus reparte com o ser humano o seu amor. Não que não existam aflições no mundo, como o próprio Jesus assim o afirmou. Mas porque Deus redime e resgata no ser humano sua condição de total restauração.

Porque o jugo foi quebrado - v. 4

13Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, 14em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados. Cl 1.

Nunca mais haverá guerra - v. 5

10E providenciarei um lugar para Israel, o meu povo, e os plan­tarei lá, para que tenham o seu próprio lar e não mais sejam incomodados. Povos ímpios não mais os oprimirão, como fizeram no início 11e têm feito desde a época em que nomeei juízes sobre Israel, o meu povo. Também subjugarei todos os seus inimigos. Saiba tam­bém que eu, o Senhor, estabelecerei para ele uma dinastia. 2 Sm 7.



Por quê? v. 6
1. Um menino nos nasceu
2. Vai reinar
3. Seu nome o distingue:

  3.1. Conselheiro

13Mas, quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e anunciará a vocês o que está por vir. 14Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e o tornará conhecido a vocês. 15Tudo o que pertence ao Pai é meu. Por isso eu disse que o Espírito receberá do que é meu e o tornará conhecido a vocês.

  3.2. Deus forte

1No princípio era o Vervo., o Verbo estava com Deus e o Vervo era Deus. [...] 14 O Verbo se fez carne e habitou entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade.

  3.3. Pai da eternidade

2Pois lhe deste autoridade sobre toda a humanidade, para que conceda a vida eterna a todos os que lhe deste. 3Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste

  3.4. Príncipe da Paz

27Deixo a paz a vocês; a minha paz dou a vocês. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo.
Reino de paz sem fim sobre a casa de Davi
Firmado em juízo e justiça para sempre
O zelo do Senhor fará isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário