domingo, 31 de dezembro de 2023

Três razões por que marchar

 ¹⁵ "Disse o Senhor a Moisés: 'Por que clamas a mim? Diga aos filhos de israe­l que marchem'".

   Aplicado a Israel, apicado à igreja. Cremos na continuidade das promessas de Deus. Por isso, podemos, como eles, ser exortados dessa mesma forma:

   "Disse o Senhor a Moisés". A primeira lição é a de que Deus fala conosco. O autor de Hebreus nos deixou isso bem claro:

    ¹ "Havendo Deus outrora falado, muitas vezes e de muitas maneiras aos pais, por meio dos profetas, ² nestes últimos dias nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o universo." Hb 1.

    A maior garantia é saber que, por meio de Jesus, Deus fala conosco. Antigo e Novo Testamento são a palavra de Deus. Uma advertência a mais há neste autor:

    ² "Pois as boas-novas foram pregadas também a nós, tanto quanto a eles; mas a mensagem que eles ouviram de nada lhes valeu, pois não foi acompanhada de fé por aqueles que a ouviram."

     Somos advertidos a crer na palavra de Deus. A fé não é uma ameaça, mas um dom, por meio do qual somos fiéis à fiel palavra de Deus.
    
    Por que clamas a mim? Esta pergunta devia-se às dificuldades que o povo atravessava. Ali a situação era impossível de ser contornada, a não ser por uma intervenção direta de Deus.

  Pois quantas houve para Isarel? Ele está aí. Oremos por ele, porque conta, de um lado, de todo apoio entre muitas nações.

   Mas de outro, conta com um complô de inimizade contra si. E se o defendemos, vamos ter contra nós esse mesmo ódio. O mundo está dividido em duas partes: uma pró e outra contra Israel.

   E se olhamos para o ano de onde saímos, podemos contar, sim, bênçãos, mas também dificuldades e provações. Pois que elas signifiquem, como diz Tiago, meios de fortalecer na fé:

   ² "Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, ³ pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. ⁴ E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem que falte a vocês coisa alguma. ⁵ Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. ⁶ Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento. ⁷ Não pense tal pessoa que receberá coisa alguma do Senhor, ⁸ pois tem mente dividida e é instável em tudo o que faz." Tiago 1.

   "Diga aos filhos de Israel que marchem". Três razões por que marchar como filhos de Israel, igreja do Senhor Jesus: 

1. Porque Jesus é o nosso alvo, como presença dEle e testemunho neste mundo:

¹ "Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, ² tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus." Hb 12.

2. Porque há um ide, um envio, uma missão a toda a igreja:

¹⁸ "Então, Jesus aproximou-se deles e disse: "Foi-me dada toda a autoridade nos céus e na terra. ¹⁹ Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ²⁰ ensinando-os a obedecer a tudo o que eu ordenei a vocês. Mt 28.

3. Porque Jesus está conosco em todos os momentos de nossa vida: 

²⁰ "E eu estarei sempre convosco, todos os dias, até a consumação dos tempos". Mt 28.

    Portanto, cada parte dessa palavra dirigida a Moisés também nos diz respeito. Deus fala a nós, por meio de Jesus, que está conosco a cada momento, conduzindo-nos até a Sua vinda.

   Devemos prosseguir como igreja de Jesus, essa a nossa identidade. A marca da nossa missão. Não haverá barreira que não possamos superar.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário