domingo, 10 de dezembro de 2023

Tomando Josué por modelo

 ⁶ Havendo Josué despedido o povo, foram-se os filhos de Israel, cada um à sua herança, para possuírem a terra. ⁷ Serviu o povo ao Senhor todos os dias de Josué e todos os dias dos anciãos que ainda sobreviveram por muito tempo depois de Josué e que viram todas as grandes obras feitas pelo Senhor a Israel. ⁸ Faleceu Josué, filho de Num, servo do Senhor, com a idade de cento e dez anos; ⁹ sepultaram-no no limite da sua herança, em Timnate-Heres, na região montanhosa de Efraim, ao norte do monte Gaás. ¹⁰ Foi também congregada a seus pais toda aquela geração; e outra geração após eles se levantou, que não conhecia o Senhor, nem tampouco as obras que fizera a Israel.  Juízes 2:6-10.


   Qual é essa geração? Como saber a que geração pertencemos? As geração de Josué e as que sobreviveram a ele "viram todas as grandes obras feitas pelo Senhor a Israel".

   Porém levantou-se uma geração, após uma que permanecera fiel, e dela se diz "que não conhecia o Senhor". Vamos acompanhar os relatos sobre a liderança de Josué, para identificar o que significou, para aquelas gerações, ter permanecido fiel.

   Na vocação de Josué encontramos três aspectos decisivos, seja para ele, ou para a vocação de qualquer um:

⁷ "Tão somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares. ⁸ Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido." Js 1:7,8.

   (1) Fazer segundo o que está na lei de Moisés, (2) Não cessar de falar do livro da lei e (3) meditar nele dia a noite. Precisamos ainda acompanhar a vida de Josué, para saber se foi assim.

   Primeiro, vemos Moisés o chamando para acompanhá-lo, seja nos momentos solenes, de proximidade com Deus, seja nos momentos de crise.

    13 "Moisés partiu com Josué, seu auxiliar, e subiu ao monte de Deus". Ex 24. 17 "Quando Josué ouviu o barulho do povo gritando, disse a Moisés: "Há barulho de guerra no acampamento". Ex 32.

   No maior momento de crise, em que houve guerra civil, tribos contra tribo, Josué estava do lado correto. 28 "Fizeram os levitas conforme Moi­sés ordenou, e naquele dia morreram cerca de três mil dentre o povo." Êxodo 32.

   A maior expressão do sentido da peregrinação do povo, que se reflete na identidade da igreja, configurou-se nessa crise, Ex 33,15-16. Uma vez superada, outra se configurou, quando Moisés reúne o povo, desta vez para que se revele o relatório dos espias, francamente desfavorável.

    Somente Josué e Calebe apresentaram um relatório compatível com a fé. Lembrar Paulo, em Rm 14,23, cuja definição é a mais ampla sobre pecado: ²³ "...e tudo o que não é de fé é pecado." Romanos 14:23.

   6 "Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, dentre os que haviam observado a terra, rasgaram as suas vestes 7 e disseram a toda a comunidade dos israelitas: "A terra que percorremos em missão de reconhecimento é excelente." Nm 13.

   Essa atitude corresponde à da minoria, expressa apenas por dois dos espias. E ainda mais, num contexto hostil, entre iguais, rejeitando-se entre si. Era para que ali todos concordassem em seguir adiante por fé. Destaca-se fidelidade na personalidade de Josué e Calebe.

   Posteriormente, quando Moisés pede a Deus um substituto para si, encontramos em Josué outras características que compõem sua personalidade.

   15 "Moisés disse ao Senhor: 16 "Que o Senhor, o Deus que a todos dá vida, designe um homem como líder desta comunidade 17para conduzi-los em suas batalhas, para que a comunidade do Senhor não seja como ovelhas sem pastor".

   18 "Então o Senhor disse a Moisés: "Chame Josué, filho de Num, homem em quem está o Espírito, e imponha as mãos sobre ele. 19Faça-o apresentar-se ao sacerdote Eleazar e a toda a comunidade e o comissione na presença deles. 20 Dê-lhe parte da sua autoridade para que toda a comunidade de Israel lhe obedeça." Nm 27

   Josué reúne, pelo menos, três características: (1) nele opera o Espírito do Senhor; (2) conserva características da liderança de Moisés; (3) é reconhecido perante a comunidade por suas qualidades.

   No momento decisivo da despedida de Moisés e da transmissão de seu cargo à frente do povo, Josué é plenamente indicado, pelo Senhor, como seu substituto:

    7 "Então Moisés convocou Josué e lhe disse na presença de todo o Israel: "Seja forte e corajoso, pois você irá com este povo para a terra que o Senhor jurou aos seus antepassados que lhes daria, e você a repartirá entre eles como herança. 8O próprio Senhor irá à sua frente e estará com você; ele nunca o deixará, nunca o abandonará. Não tenha medo! Não desanime!". Dt 31.

   Em Josué 23,6 e 24,14-15, ele desafia o povo a continuar numa marca de fidelidade ao Senhor:

6 "Façam todo o esforço para obedecer e cumprir tudo o que está escrito no Livro da Lei de Moisés, sem se desviar, nem para a direita nem para a esquerda." Js 23.

   14 "Agora temam o Senhor e sirvam-no com integridade e fidelidade. Joguem fora os deuses que os seus antepassados adoraram além do Eufrates e no Egito e sirvam ao Senhor. 15Se, porém, não agrada a vocês servir ao Senhor, esco­lham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas eu e a minha família servi­remos ao Senhor". Js 24.

   A resposta do povo à exortação de Josué transparece o relatório posterior do autor de Juízes:

19 "Josué disse ao povo: "Vocês não têm condições de servir ao Senhor. Ele é Deus san­to! É Deus zeloso! Ele não perdoará a rebelião e o pecado de vocês. 20Se abandonarem o Senhor e servirem a deuses estrangeiros, ele se voltará contra vocês e os castigará. Mesmo de­pois de ter sido bondoso com vocês, ele os ex­terminará". 21 O povo, porém, respondeu a Josué: "De maneira nenhuma! Nós serviremos ao Senhor". 22 Disse então Josué: "Vocês são teste­munhas contra vocês mesmos de que escolhe­ram servir ao Senhor".

   Escolher servir ao Senhor. Para tanto, sim, confirmado, é possível tomar Josué como modelo. Seja esta a escolha desta geração. E que nunca esmoreça, servindo de mediação a uma geração que, displicentemente, afirme  não conhecer o Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário