sábado, 19 de julho de 2025

Hipérbole de amor

 Não brinque com o tempo. Ele te prega peças.  Decorre. E você nem corre, ou não corra, sem pressa, ele passa, compassado.

  Com passado não se brinca: se aprende. O tempo decorre e ensina. O tempo atenta e cura. Até o salmista ensina a oração do tempo:

¹² "Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios." Sl 90.

  Quanto aprendemos! Quanto rimos! Quanto choramos. Mas quem tem fé como garantia,  sabe que a porta da eternidade está aberta.

  E outro salmista tem o remédio do choro, tipo promessa, "Bem-aventurado os que choram, porque serão consolados", sim, esse tipo de choro:

⁵ "Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã." Sl 30.

  Olha aí,  até Deus se aborrece. Mas Ele mais ama, mais perdoa. Esse é o maior desafio: amar como Ele ama e perdoar como Ele pedoa. Favor de Deus é a graça com que Ele nos ensina. No Seu favor está a vida.

  Como perguntou o apóstolo Pedra: "Devemos perdoar 7 vezes?" E Jesus hiperbolizou: "Não,  PedroPedra, 70 X 7". A vida é uma hipérbole de amor.

    E já diz PauloPequeno, o outro apóstolo, que amar se aprende perdoando. Primeiro se imita Deus no perdão, para depois se imitar no amor:

  ¹³ "Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós; ¹⁴ acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição." Cl 3.

  Sorrisos. Para mim, já se vão quase 70. Para a bisavó de Bianca e Asafe, quase 90. Ora, vi minha amada aos 5, eu com 15 anos. Ninguém poderia adivinhar.

   (Bem, diz a mãe que podia, sim, conjecturar). O tempo decorreu e ela é avó comigo.  O garoto que conheci aos 12 também é avô comigo. E o do meio conheci com 6. O tempo era 1972.


  Todos na ciranda dessa vida. Ao prazer da providência de Deus. Gratos a Deus pelo perdão.  Exercitando o perdoar. Curados pelo decorrer dos anos. Envelhecidos,  sim. Porém um pouco mais sábios.

     E ainda crianças no amor.

2 comentários: