quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Pastoral

     Oração

     Intensidade, diversidade, variedade, quantidade, talvez, todos esses substantivos abstratos se apliquem a ela.

     Outra qualificação, exclusiva dela, é que o Espírito Santo, sobremaneira, intercede por nós, como dizem as Escrituras.

    Até (ou, principalmente) nisso Deus supre. Se nos metêramos a orar sem assistência divina, sem essa mediação interna da Trindade, sem chance para nós.

     Quanto mais diálogo, melhor. Seguimos nos ouvindo também, quando oramos, assim como sentindo, melhor, também ouvindo a voz de Deus.

    Será, muito provavelmente, quando oramos e se oramos que o Espírito intercede por nós, falando a Deus, a nosso favor, assim como falando a nós.

    O Espírito é um tradutor bilateral, acho que sensibiliza ou traduz a Deus nossos rogos, assim como a nós fala o que Deus deseja transmitir.

    Gosto da palavra inércia. Popularmente significa parado. Mas, na física, significa resquício de movimento. O efeito de nossas orações nos trouxe até aqui.

     Mais orássemos. Muitas vezes quando decidimos, e foi certo, certamente, ainda que não houvésemos orado, teve compaixão de nós o Altíssimo.

     Mais orássemos. Oi, Deus, com todo respeito, com temor e tremor estou chegando. Muito diferente, sempre para melhor seremos, quanto mais orarmos.

     Nem quantidade, mas qualidade: não é pelo muito falar que seremos atendidos (Jesus). Mas insistência, sim, no hábito de orar e não na seleção para obtenção de "bênçãos".

         Quando iluminados pelo Espírito, conduz a sermos modelados pela oração, porque sua característica principal é nos insuflar a desejarmos sempre mais de Deus.

      Incondicionalmente Deus quer diálogo. Até na profecia está escrito: "Vinde e arrazoemos: ainda que o vosso pecado seja como a escarlata, como o carmezim, vai se tornar puro como a lã".

     Deus não procura santos para a conversa. Jesus disse que veio aos doentes, porque os "sãos" não precisam de médicos. Os fariseus ao verem curado o cego de nascença, perguntaram a Jesus:

      Dizes que somos cegos? Jesus não, jamais: vocês "veem". Por isso, subsiste o vosso pecado. A preferência de Jesus é por pecadores.

     Vê se te enxerga. E começa a orar.


      

Nenhum comentário:

Postar um comentário