segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Pastoral 1

       Evangelho

       Neste primeiro domingo do ano usamos Gálatas para falar sobre evangelho, tanto pela manhã, na chácara, com as crianças, quanto no culto à noite.

     O objetivo foi demonstrar a simplicidade do evangelho. A objetividade do evangelho. E como está fundamentado na pessoa de Jesus.

     Citamos 1 Coríntios 15, para dizer como Paulo adverte aqueles crentes que desejava (1) lembrar o evangelho que lhes anunciou, (2) pelo qual seriam salvos, (3) se retivessem a palavra como lhes foi entregue.

      E aos Gálatas, destacamos para as crianças e também à noite, que Paulo estava admirado de que tão depressa se deixassem levar por outras ideias que não eram um "novo evangelho" (que não existe), mas era perturbação alheia.

     Precisamos ter em mente o evangelho. Precisamos conhecer e testemunhar do evangelho. Precisamos pregar o evangelho.

   Cantamos com as crianças um cântico que diz: "Por mim morreu Jesus... Por mim ressuscitou... Um dia voltará". Nesse texto aos Coríntios, acima citado, Paulo diz que evangelho é que Jesus morreu pelos nossos pecados.

     Mas ressuscitou. E o poder que Deus exerceu em Jesus ressuscitando-o, é o mesmo que exerceu em nós salvando-nos. A Bíblia diz que a nossa vida é "novidade de vida".

      Veja isso em Romanos 6,1-4. E também citamos Hebreus 6, a partir do versículo 13: leia até encontrar o trecho que diz que Jesus é a "âncora da nossa alma".

    Irmão, tenha segurança em Jesus. Ele é o Autor e Consumador da nossa fé. Quer dizer que projetou fé, mas não deixou só no projeto: subiu à cruz e consumou, em sua morte e ressureição.

     Creia nisto. Viva assim. Testemunhe com atitudes. Pregue com autoridade. Viva o evangelho a cada dia de 2019. Use sua Bíblia para conhecê-lo, cada vez mais, e anunciá-lo.

        As pessoas confundem religião com evangelho. O evangelho é simples, direto e garantido. As religiões burocratizam, quer dizer, complicam e confundem a mente das pessoas.

       É o que estava acontecendo na Galácia, para onde Paulo escreveu a carta aos Gálatas: "Alguns perturbam vocês e querem distorcer o evangelho".

        Tenha segurança. Jesus é a nossa garantia. Ele é o nosso evangelho.  Amém! (A seguir cante conosco o corinho que ensinamos às crianças).

      

Um comentário: