terça-feira, 1 de janeiro de 2019

Pastoral

         Para o dia 1.

         Deus segue conosco no dia 1. Para Deus, todos os dias são 1. Nunca deixou de seguir conosco.

        Deus amou Jonas intensamente. Como poderia chamar profeta um homem tão teimoso? Que pouco sabia o que é amar.

      Deus não discrimina e nem faz acepção de pessoas. Paulo argumenta, como você pode distinguir  entre um e outro, achando-se melhor que o outro?

      No que julgas o outro, condena-te a ti mesmo. Somos, para Deus, todos iguais. Deus segue com você no dia 1. Deus te ama, segue com você todo dia.

      A vocação de Deus é amar. O poeta no Salmo 23 diz que, por amor do nome dele, Deus nos guia por veredas de justiça.

     Mas justiça tem, sim, preço de sangue. Neste caso, refiro-me ao sangue de Jesus Cristo, derramado na cruz em meu e em teu lugar.

      No Salmo 145, o poeta diz que Deus é justo em todos os caminhos dele e perto está de todos os que o invocam em verdade.

      Deus segue conosco. Deus está perto. Única vez que ouvi um homem dizer "Deus meu, Deus meu por que me desamparastes?", foi clamor de Jesus na cruz.

      Terá sido sensação, apenas, como quando Davi disse "não me retires teu Santo Espírito?". Não. Certas coisas somente aconteceram com Jesus, para que nossa comunhão com Deus fosse completa.

     Somente Jesus sentiu-se, assim, tão desamparado. Somente Jesus foi tão intensamente tentado pelo mal a negar Deus. Somente Jesus se fez maldição em nosso lugar.

      Ele esteve onde homem nenhum poderia estar para, definitivamente, nos colocar em comunhão com Deus. Seguimos pelo caminho ouvindo esta entre muitas outras histórias.

      Deus segue conosco. Batizados em Cristo pelo Espírito. Se alguém me ama, há de  guardar a minha palavra disse, um dia, Jesus: "Meu Pai o amará, viremos para ele e faremos nele morada".

         Simples assim. Ao alcance da fé. O que não está ao alcance da fé? Deus segue conosco.

Um comentário: