quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Fra(n)camente 4 - Pecado - Parte 2

    No Novo Testamento há, do mesmo modo, na língua grega, o mesmo esforço de definição. Kakós, "algo ruim", termo básico para "mal físico", mas também no sentido moral. Já ponerós também é "mal", mais especificamente no sentido moral.

    Asebês, o "ímpio", aquele carente, por isso mesmo, da salvação de que fala a Bíblia. Énochos, "réu, culpado", passível de condenação por crime cometido. Adikía, genérico para toda conduta errada, também denotativo de não salvo.

    Anomos, a (não) + nomo (lei, norma), "sem lei, transgressor, transgressão, iníquo, iniquidade". Parabátes, "transgressor", para violações específicas da lei. Agnoema, aqui mais específico, "culpado pela prática de adoração falsa", carente então de propiciação.

    Paraptôma, literalmente "cair ao lado, aquém, não atingir o alvo", ou "ofensa", "prática deliberada" no erro. Hipókrisis, ideia de falsidade, "interpretação falsa", fingimento, como um ator que imita. 

   É possível classificar de modo genérico ou por áreas de sentido, mas essas definições apontam para generalidades de sua definição, como 1. falha moral humana, deliberada ou não, 2. queda fora do padrão de Deus, 3. incapacidade, deliberada ou não, de ajuste a um padrão de perfeição.

     A Bíblia também indica, e eu aqui elenco sete modalidades bíblicas, de modo prático, que ilustram com clareza o que é pecado. 1. Em Gênesis, quando na conversa com a mulher, a serpente indica, no seu diálogo, que pecado é exatamente dizer "não" quando Deus diz "sim", ou vice versa.  Gênesis 3,4.

    2. Quando Deus afirma a Caim que nEle há o desejo do pecado, contra ele próprio, no caso, instinto assassino contra o irmão Abel, que a ele, Caim, cumpria dominar. Gn 4,7. No Novo Testamento há uma definição que bem expressa a função pedagógica que foi a concessão da lei, por Deus, no Antigo Testamento.

    3. Transgressão da lei, 1 Jó 3,4. Ela que, segundo Paulo, é santa, e o mandamento santo, justo e bom. Rm 7,12, foi dada como prova cabal da incapacidade humana. 5. Pecado é o bem não praticado (omissao), Tg 4,7. Daí Tiago afirmar que quem sabe (e todos sabem) fazer (todo o tempo) o bem, e não o faz, nisto está pecando.

    6. Pecado é usar mal, ou seja, perverter o uso do que é bom, Rm 7,13, e exatamente assim se revela como pecado: sai de dentro do ser humano e perverte fora. E ainda Paulo, com chave de ouro, fecha sua argumentação nessa mesma carta, em Rm 14,23: "tudo o que não provém de fé é pecado". Pecado é a contradição da fé.

  Não falta na Bíblia texto que confirme a realidade e natureza do pecado. O Espírito Santo somente ele disso nos convence. E não façamos Deus, mera tentativa, mentiroso. Mas aceitemos que Sua bondade nos conduz ao arrependimento, Rm 2,4. A trindade se empenha por nós: o nome é Jesus, "porque ele salvará o seu povo do pecado deles".

Nenhum comentário:

Postar um comentário