domingo, 16 de janeiro de 2022

Missões no coração de Deus

"Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim". Isaías 6:8.

     Uma angústia da trindade. O mesmo "nós" — "Façamos o homem à nossa imagem e semelhança", é quem compartilha a urgência por missões.

     E para todos. Não há diferenciação. Porque vocação é da cruz. E não o posterior chamado. Como afirma Paulo: "Pois o amor de Cristo nos constrange, julgando nós isto: um morreu por todos; logo, todos morreram. E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou". 2 Coríntios 5:14,15.

    Constrangimento de amor. Compelido por amor. Significa dizer que o que nos move adiante é o amor de Cristo. E Paulo já conhecia e praticava para si o que afirmou em Atos: "Porém em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, contanto que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus para testemunhar o evangelho da graça de Deus". Atos 20:24.

     Não são os únicos versículos que expressam que, por amor, pela entrega de Jesus por nós e pelo sentido de nossa resposta a ele perdemos, ou melhor, ganhamos o direito de ter nossa vida inteiramente dedicada a ele.

     Então, toda vocação tem origem na cruz. Toda vocação tem origem na conversão. Lembram que era isso que Jesus desejava que o jovem rico aprendesse? Distribui tudo e me segue. Dê tudo e me siga. Perde tudo e me ganha. Então, ganhe vida.

     Deus busca o homem desde o Éden, ainda antes da queda. O amor de Deus não mudou. E em nós somente surge em nossa conversão. "Quando ouviram a voz do Senhor Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim". Gênesis 3:8.

     Deus não "andava no jardim pela viração do dia" porque o casal havia pecado. Era sua rotina. Sempre andava pelo jardim à procura do homem e, depois, do casal. Eles "ouviram a voz do Senhor", também não porque haviam pecado, mas sempre ouviam.

     Não havia mudado a rotina de Deus. Havia mudado a conduta do homem e da mulher. Deus não os abandonara a sua própria sorte, embora já soubesse da desobediência deles. A partir de então, homem e mulher se escondem de Deus.

     As perguntas de Deus buscam a verdade que deveria esclarecer o que havia ocorrido. O homem foi evasivo e a mulher mais sincera. Com os dois filhos do casal, quando Deus busca Caim, mesmo porque Abel já era dEle, também há fuga e evasivas de Caim, já após o crime cometido.

     O autor de Hebreus afirma que Abel é um profeta que, depois de morto, ainda fala. Interessante que não há nenhuma palavra de Abel escrita na Bíblia. Pelo contrário, há palavras de Caim. O que, então, Abel fala?

    Que o sacrifício que Deus aceita é o de Jesus. E que a conversão é do e no coração. "Porém judeu é aquele que o é interiormente, e circuncisão, a que é do coração, no espírito, não segundo a letra, e cujo louvor não procede dos homens, mas de Deus". Romanos 2:29.

     Abel fala que, junto com Deus e somente pelo poder de Deus o pecado pode ser vencido e dominado. Por isso Deus procurou Caim. Abel já lHe pertencia. Deus foi em busca de Caim. E o que disse a ele? Disse o que todo pecador precisa ouvir.

     "...eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo". Gênesis 4:7. Deus já havia falado a Caim que o seu semblante revelava a intenção do seu coração. E que ele tinha que vencer o pecado. Nunca faria isso sozinho. Precisava se voltar para Deus. Não atendeu a esse primeiro chamado.

     Ainda depois de ter assassinado o irmão, poderia e deveria correr na direção de Deus. "Então, disse Caim ao Senhor : É tamanho o meu castigo, que já não posso suportá-lo. Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua presença hei de esconder-me; serei fugitivo e errante pela terra; quem comigo se encontrar me matará". Gênesis 4:13,14.

     Caim se enganou. Deus não o estava expulsando de Sua presença. Ainda ali naquele momento poderia haver arrependimento. "Retirou-se Caim da presença do Senhor e habitou na terra de Node, ao oriente do Éden". Gênesis 4:16. Não era para que se retirasse.

     Deus inclusive marca Caim de tal modo que ninguém ousasse vingar Abel. Porque recairia num juízo ainda mais rigoroso do que ele próprio. Até na conversa de Deus com Caim e na comparação entre esses dois irmãos, conhecemos sobre a índole de Deus em buscar o perdido.

     "Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos". Isaías 53:6. O mesmo amor de Deus, o Filho tem e se lança em busca das ovelhas desgarradas. Perdidas.

     "Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor" (Mt 9,36), do mesmo modo que Jesus. Missões, então, é (1) atender ao clamor de salvação que a própria trindade proclama: "A quem enviarei, quem há de ir por nós?".

     (2) É compreender que nossa vida pertence inteiramente a Jesus, para que somente Ele disponha dela, segundo a sua vontade: "E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou".

      E (3) compreender que o amor de Deus todo ele repousa sobre Jesus, que sai em busca de nós, rebanho sem rumo, para fazer o mesmo apelo feito a Caim. Todos somos como Caim. O que nos diferencia dele é ter, como Abel, ouvido o chamado de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário