segunda-feira, 14 de novembro de 2022

A identidade da igreja e as Cartas da Prisão - 3

 

   A carta à igreja em Colossos, como Paulo a apresenta, delineia com nitidez o alcance da palavra de poder que Jesus legou aos apóstolos.

   Teata-se de carta manuscrita e em 4,7-18 ele menciona uma plêiade de portadores. Como é reconfortante ler esse trecho e viajar até essa época de pujança no evangelho.

   Sem Wi-Fi, silk-screen, WhatsApp, coisas que pensamos que, sem elas, nada seríamos anymore, Paulo manuscreve, ou seja, alguém faz por ele, porque anota ser a saudação final por seu próprio punho.

   Exorta a que seja lida na igreja coirmã de Laodiceia, e que a carta que lá receberam, seja lida aqui em Colossos. Como ele afirma convicto a Timóteo, "a palavra de Deus não está algemada", 2 Tm 2,9.

    E essa carta chega às nossas mãos. Enviada por um apóstolo preso, juntamente com aos Filpenses, aos Efésios e a Filemon, nesta contando com uma aula de amor, Paulo demonstra de modo prático o poder da palavra de Deus.

   A regra áurea da interpretação, portanto, deve se aplicar å leitura comparada das quatro. Paulo menciona que amar é "ser tomado de toda a plenitude de Deus", em Ef 3,19. Aos Filpenses, em Fp 1,9-19, exorta a que o "amor aumente mais e mais" porque, somente por essa meio, "aprova-se o excelente" de Deus e se porfia por ser "sincero e inculpável" para o Dia de Cristo, "cheios do frito (do Espírito) de justiça".

     Aos Colossenses, 3,13-14, afirma que devemos perdoar do mesmo modo que Deus, mas isso ainda não é amor, porque este reside um degrau acima e é o vínculo da perfeição, liame da comunhão e identidade da igreja.

    Já dissemos que na pequena carta a Filemon, para que receba seu escravo de volta Onésimo, o escravo fugido (agora liberto pelo evangelho, o poder de Deus, Rm 1,16-17), "não como escravo, agora como irmão", o trocadilho do nome, não mais inútil, mas agora útil, e como reforço da expressão da própria comunhão, identidade da igreja, que se configurou, em Cristo, na prisão, Paulo, então, aspira a que seja configurada no reencontro:

"...para que a comunhão da tua fé se torne eficiente no pleno conhecimento de todo bem que há em nós, para com Cristo." Fm 1,6. Vai com Onésimo o coração de Paulo: "Eu to envio de volta em pessoa, quero dizer, o meu próprio coração." Filemom 1:12.

    O caráter das cartas da prisão têm, entre si, outros trechos de identidade e reforço interpretativo dessa fase da vida de Paulo e reflexões dele em seu contexto de época. Na inspiração do Espírito, pelo milagre da providência de Deus, nós as temos conosco. Como ele mesmo diz a Timóteo, 2 Tm 3,16-17, "toda Escritura é inspirada por Deus" e única em habilitá-la para "toda a boa obra" de Deus.

  A seguir, em Colossenses, configuração de uma leitura que atende à identidade da igreja a ser preservada. Efésios, essencialmente eclesiológica, Colossenses cristológica, Filipenses reúne e reforça, de modo prático e direto, ambos os traços dessas outras duas e Filemom, com sua aula de amor.

   O efeito de lhes comparar as perícopes é extraordinário na habilitação da igreja em sua identidade, na revisão, profundidade e fixação prática permanente de seu conteúdo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário