domingo, 18 de fevereiro de 2024

A legenda da igreja


Eu sou a videira: 1ª afirmação.
1. Definidora: Jesus, a videira; Deus, operário da videira; a igreja, ou seja, nós as varas dos frutos.

1.1. ramo que dá fruto/ramo que não dá fruto: salvos e não salvos; 1.2. ramo que dá fruto é limpo e produz mais frutos; 1.3. a palavra é que santifica ou limpa o ramo; 1.4. ramo limpo permanece em Cristo e este nele permanece.
   Exortação: ⁴ "Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim." João 15.

Eu sou a videira: 2ª afirmação
  2. Consolidadora: 2.1. Jesus é a videira; 2.2. somos os ramos; 2.3. permanecemos nele; 2.4. produzimos frutos; 2.5. sem Jesus, nada.
  Exortação: 2.2.1. permanecer nele para não ser lançado fora; 2.2.2. permanecer em Jesus e as palavras de Jesus em nós; 2.2.3. pedir a Deus o que quisermos e será feito; 2.2.4. a glória do Pai são os frutos da igreja; 2.2.5. aqui começa o ser discípulo.

   A escola do amor
3. Como o Pai amou Jesus, ele nos ama, permaneçamos no amor dEle.
3.1. É guardando as palavras de Jesus que no amor dele se permanece: Jesus guardou as palavras do Pai e no amor do Pai permanece.
3.2. A alegria de Jesus na igreja reside em nEle permanecermos e ele em nós.
3.3. O mandamento de Jesus é que nos amemos uns aos outros.
3.4. Jesus é modelo do amor: dar a vida pelos amigos e, no amor, somos amigos.
3.5. de servos a amigos e a filhos e ainda a não saber o que um dia seremos/somos.
   Síntese final: ¹⁶ "Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda. ¹⁷ Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros." João 15.

Nenhum comentário:

Postar um comentário