domingo, 4 de fevereiro de 2024

Quem?

⁴¹"Quem prepara aos corvos o seu alimento, quando os seus pintainhos gritam a Deus e andam vagueando, por não terem que comer?" Jó 38.

   Deus ou Darwin? Este último propôs uma hipótese de trabalho, em meados do século XIX, que até os dias atuais está vigendo.

  Trata-se da (1) ancestralidade comum e da (2) seleção natural. Daí a famosa teoria da evolução. Todos viemos de uma célula-mãe ancestral e, os que sobreviveram, é porque na luta pela adaptação, foram vencedores.

  Neste texto não pretendemos expor, com detalhes, a(s) ideia(s) de Darwin, mas responder à pergunta que, em seu diálogo com Jó, o próprio Deue faz.

   Quem? E a reposta é Deus. Ele mesmo. Ou seja, em Sua retórica, Deus, na conversa com Jó, deseja que ele compreenda cada qual no seu lugar.

   Isso não descarta a ciência. O quanto Darwin tem razão, em suas deduções, a própria ciência tem, por método, comprovar. E ela é muito inteligente para isso.

  E sumamente autocrítica. Se e quando equivoca-se, é a primeira a declarar. E isso se repete com muita frequência, porque método, hipóteses, teoria e teoremas são sua especificidade.

   Deus disse: ³ "E disse Deus: Haja luz; e houve luz." Gênesis 1. Até aqui, Darwin chegou. Sim, porque a ciência supõe que a matéria não seja eterna, tendo surgido quando fótons se chocaram e fundiram-se.

   O apelido do fóton é luz. Então, Deus disse: "Haja fótons". Empataram ciência e Bíblia. E para constatar que a ciência cria as circunstâncias para provar o que afirma, existe o LHC - Large Hadron Collider.

   Um tremendo túnel subterrâneo, de 100 km de extensão, circular (26,7 km de diâmetro e 7 m de profundidade), situado na periferia da cidade de Genebra, Suíça, que existe para que eles colidam partículas, para provar que assim surgiu a matéria. Haja luz.

   Há outros pontos de contato entre Bíblia e ciência. Quando, por exemplo, toda a pesquisa relacionada a outros planetas, principalmente os chamados exoplanetas, ou seja, muito semelhantes à Terra.

   Porque sempre se procura a água. Pois a ciência deduz que, na origem da vida, foi nos oceanos primordiais que se deram as transmutações de milhões e milhões de anos, quando moléculas, surgidas desse milk-shake, resolveram se tornar células.

   Ariano Suassuna ridiculariza essa possibilidade. Mas as Escrituras dizem: ² "A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas." Gênesis 1. Para as Escrituras e para a ciência, água é fundamental e o começo de toda a química.

   Por falar em química, frequentemente há uma leitura equivocada do seguinte versículo do Gênesis: ⁷ "Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente." Gênesis 2.

   Porque aqui duas afirmações definem o homem: (1) Deus manufaturou, modelou o homem a partir do pó da terra; (2) insuflou nas narinas alma vivente. Costuma-se, então, ilustrar essa passagem demonstrando-se um boneco de barro recebendo, pelas narinas, um sopro divino.

   Nada mais equivocado. Ser alma vivente, para o ser humano, significa ser uma soma de elementos químicos orgânicos animado por força vital. Que, para a ciência, tem origem, função e manutenção biológica.

   Mas para as Escrituras, é fôlego divino, tem origem, função e manutenção divina: ²⁴ "O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas. [...]  ²⁸ ... pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos, como alguns dos vossos poetas têm dito: Porque dele também somos geração." At 17.

   Ser tomado da terra, corresponde ao processo químico que torna possível que o corpo humano processe o que provém da terra e, ao morrer, retorne a ela como adubo.

   E finalizando, resta mencionar o que o Gênesis define como condição inicial da terra imediatamente antes de sua formação: ² "A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas." Gênesis 1.

   Havia trevas sobre a face do abismo. Que trevas? Será que a ciência pode explicar? Porque ela supõe que o universo, esse que ela mesma disseca, por meio de telescópios cada vez mais sofisticados, pressupondo-o infinito e em expansão.

    Mas ela atesta que essa parcela infinita e em expansão, representa apenas 5% de tudo que o compõe, porque o restante, os cerca de 95% é formado de  matéria escura, sobre a qual pouco se sabe, apenas que é essencial ao equilíbrio dele.

    Quem? É Deus quem pergunta. Por que, de forma retórica, Deus faz essa pergunta ao seu amigo Jó? Para que ele reflita sobre a grandeza de Deus. Porque por meio do que foi criado, Deus se torna conhecido.

   ¹ "Os céus proclamam a glória de Deus,  e o firmamento anuncia as obras das suas mãos. ² Um dia discursa a outro dia,  e uma noite revela conhecimento a outra noite. ³ Não há linguagem, nem há palavras, e deles não se ouve nenhum som; ⁴ no entanto, por toda a terra se faz ouvir a sua voz, e as suas palavras, até aos confins do mundo." Salmos 19.

   Sabes quem? Podes já chamá-Lo de Pai? Então, repete comigo: Aleluia! 🙌🏻

Nenhum comentário:

Postar um comentário