terça-feira, 13 de fevereiro de 2024

A proposta do "tudo": educando a mente (e a vida)

 ⁸ "Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento." Filipenses 4.

   (1) Uma lista de estados mentais definidos por termos claros e correlatos; (2) Uma pergunta irônica, a título de provocação; (3) Uma recomendação solene que seja aplicada à mente de cada um.

   E, a seguir, uma proposta obrigatória, caso o interesse seja a santidade prática, aplicável pelo modelo de igreja, ou seja, ser modelo:

   ⁹ "O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco." Filipenses 4.

   (1) O aprendido, recebido, ouvido e visto; (2) seja praticado; (3) como condicionante para a presença real de Deus no viver.

    A carta aos Filipenses, em seu texto, até chegar nesse trecho, já indica, de modo prático ao cristão, um modelo permanente de conduta. Vejamos mais atrás, no texto:

   ¹ "Se há, pois, alguma exortação em Cristo, alguma consolação de amor, alguma comunhão do Espírito, se há entranhados afetos e misericórdias". Fp 2.

   Primeiro conceito: a motivação é Jesus, não há outra. Não nos enganemos, porque em ninguém e em nós não há uma aura de vaidade que nos ponha como automodelo (automóvel).

   Para completar a alegria, somente o modo de ser igreja se aplica (rever Romanos 12,1-2): o culto é 24h por dia. Já se sentiu oprimido? Não pense que é por Deus. Tiago nos socorre:

   ¹³ "Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta. ¹⁴ Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. ¹⁵ Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte." Tiago 1.

   Lembra da tentativa de Satanás, por meio dos amigos de Jó, convencê-lo de que estava sendo tentado por Deus. Lembram de quem primeiro supôs, para Jó, esse argumento?

   Recomendação para ser manso e humilde no acolhimento da palavra:

¹⁹ "Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. ²⁰ Porque a ira do homem não produz a justiça de Deus. ²¹ Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma. ²² Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. ²³ Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural; ²⁴ pois a si mesmo se contempla, e se retira, e para logo se esquece de como era a sua aparência. ²⁵ Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar." Tiago 1.

    Paulo então explica o perfil permanente de igreja: completar a alegria: (1) pensar a mesma coisa; (2) ter o mesmo amor; (3),ser unido de alma; (4) ter o mesmo sentimento; (5) nada fazer por partidarismo ou vanglória (vaidade de novo) mas por humildade; (6) considerar o outro superior a você mesmo; (7) não ter em vista a si próprio, mas ter em vista o irmão.

   E Paulo cita (1) o sentimento de Cristo; (2) exorta a desenvolver a salvação; (3) afirma que é Deus quem opera (ou não) o querer e o realizar; (4) menciona onde e como se dá a performance (5) menciona Timóteo como modelo:

   ¹⁵ "... para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo,
¹⁶ preservando a palavra da vida, para que, no Dia de Cristo, eu me glorie de que não corri em vão, nem me esforcei inutilmente." Fp 2.

   Paulo não está depreciando o mundo lá fora, mas está expondo nossa própria origem, pois é de lá que viemos.

   ¹⁹ "Espero, porém, no Senhor Jesus, mandar-vos Timóteo, o mais breve possível, a fim de que eu me sinta animado também, tendo conhecimento da vossa situação. ²⁰ Porque a ninguém tenho de igual sentimento que, sinceramente, cuide dos vossos interesses; ²¹ pois todos eles buscam o que é seu próprio, não o que é de Cristo Jesus. ²² E conheceis o seu caráter provado, pois serviu ao evangelho, junto comigo, como filho ao pai. ²³ Este, com efeito, é quem espero enviar, tão logo tenha eu visto a minha situação." Fp 2.

   Modelo de Timóteo no seguimento do exemplo de Paulo:

   ¹⁰ "Tu, porém, tens seguido, de perto, o meu ensino, procedimento, propósito, fé, longanimidade, amor, perseverança, ¹¹ as minhas perseguições e os meus sofrimentos, quais me aconteceram em Antioquia, Icônio e Listra, — que variadas perseguições tenho suportado! De todas, entretanto, me livrou o Senhor. ¹² Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos. ¹³ Mas os homens perversos e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados." 2 Tm 3.

   O lugar das Escrituras nessa proposta:

   ¹⁴ "Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste ¹⁵ e que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus. ¹⁶ Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, ¹⁷ a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra." 2 Tm 3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário