domingo, 11 de fevereiro de 2024

De onde provém a conversão em Cristo

 ¹⁷ "Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos, ¹⁸ obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração, ¹⁹ os quais, tendo-se tornado insensíveis, se entregaram à dissolução para, com avidez, cometerem toda sorte de impureza. ²⁰ Mas não foi assim que aprendestes a Cristo, ²¹ se é que, de fato, o tendes ouvido e nele fostes instruídos, segundo é a verdade em Jesus, ²² no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, ²³ e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, ²⁴ e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade." Efésios 4.

   Definição geral de Paulo sobre o que significa conversão: de (1) "não mais andar como andam os gentios" para (2) "renovar-se no espírito do entendimento".

    Características do não convertido ou como andam os gentios:
(1)  na vaidade dos seus próprios pensamentos: ⁴ "Eis o soberbo! A sua alma não é reta nele; mas o justo viverá pela fé", Hc 2. Não andar como andou Salomão, sem o temor do Senhor. ¹² "Assim, pois, amados meus, como sempre obedecestes, não só na minha presença, porém, muito mais agora, na minha ausência, desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor; ¹³ porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade." Fp 2.
(2) obscurecidos de entendimento: a conversa de Deus com Caim: ⁶ "Então, lhe disse o Senhor: Por que andas irado, e por que descaiu o teu semblante? ⁷ Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo." Gn 4.
(3) alheio å vida de Deus: como os adversários de Neemais, que não enxergavam a reconstrução no retorno do exílio: ¹¹ "Porém eu disse: homem como eu fugiria? E quem há, como eu, que entre no templo para que viva? De maneira nenhuma entrarei. ¹² Então, percebi que não era Deus quem o enviara; tal profecia falou ele contra mim, porque Tobias e Sambalate o subornaram." Neemias 6.

   Veja como está associado à mente a obra que Deus realiza na conversão: ela é metanoia, meta = mudança e noia, nous = mente:
(1) aprender a Cristo: nas Escrituras, Deus ensina: ⁴⁵ "Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a mim." João 6; Jesus ensina: ¹³ "Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou." Jo 13; e o Espírito ensina: ¹³ "Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir." Jo 16.
(2) despojar-se do velho homem (que se corrompe continuamente): ⁹ "Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos, ¹⁰ E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou" Cl 3.
(3) revestir-se do novo homem: ¹ "Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. ² Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; ³ Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus." Cl 3.

   Associado à mente: (1) aprender Cristo; (2) ser instruído segundo a verdade em Jesus; (3) não se corromper no engano; (4) renovar-se no entendimento; (5) renovar-se no novo homem: justiça e retidão procedentes da verdade.

Recomendação final, só possível a verdadeiramente convertidos:

¹² Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; ¹³ Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. ¹⁴ E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição. ¹⁵ E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos. ¹⁶ A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração. ¹⁷ E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai." Cl 3.

Um comentário: