quinta-feira, 25 de abril de 2024

Fala a Timóteo

   Aprendemos muito do que vai escrito nas cartas paulinas. Sejam as dirigidas ao grupo inteiro, às igrejas, ou aquelas pessoais, como a Timóteo, duas delas, a Tito e a Filemom.

   Aqui iniciamos com a introdução à 1 Timóteo. Duas afirmações que destacamos: (1) o que Paulo diz de si mesmo, "apóstolo de Cristo Jesus, pelo mandato de Deus", e (2) quando se refere a Timóteo, como "verdadeiro filho na fé".

   Paulo considerava-se um apóstolo "nascido fora de tempo", 1 Co 15,8, porque foi um chamado temporão. Aquele líder fariseu eficientecíssimo, que "assolava a igreja", At 8,3, foi transformado por ação direta de Deus em sua vida:

   Nessa própria carta a Timóteo, Paulo atesta seu testemunho pessoal: 

  ¹² "Sou grato para com aquele que me fortaleceu, Cristo Jesus, nosso Senhor, que me considerou fiel, designando-me para o ministério, ¹³ a mim, que, noutro tempo, era blasfemo, e perseguidor, e insolente. Mas obtive misericórdia, pois o fiz na ignorância, na incredulidade. ¹⁴ Transbordou, porém, a graça de nosso Senhor com a fé e o amor que há em Cristo Jesus." 1 Tm 1.

   Dessa mesma experiência de chamado são alvo os que Deus convoca para ser apóstolos. A igreja de Cristo é composta por apóstolos e profetas. Jesus afirma isso: ¹⁸ "Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo.", João 17.

    As duas palavras para "enviar", nessa fala de Jesus, são o verbo grego "apostellw", de onde provém a palavra "apóstolo". E o "assim como" que Jesus menciona, acima, indica que, após Pentecostes, todos somos apóstolos de Jesus.

    E Paulo Apóstolo, em 1 Co 14,1, afirma, sem nenhum engano, que também somos profetas: ¹ "Segui o amor e procurai, com zelo, os dons espirituais, mas principalmente que profetizeis.".

    Essas duas investiduras dependem dessa mesma vocação e chamados divinos, por meio de Jesus, autoridade do Espírito e imersão nas Escrituras. Como era dito aos profetas do Antigo Testamento: ¹ "... come este rolo, vai e fala à casa de Israel." Ez 3.

   Quanto a Timóteo, uma breve nota de Lucas, em sua narrativa nos Atos dos Apóstolos, indica quando os dois se encontram:

¹ "Chegou também a Derbe e a Listra. Havia ali um discípulo chamado Timóteo, filho de uma judia crente, mas de pai grego; ² dele davam bom testemunho os irmãos em Listra e Icônio. ³ Quis Paulo que ele fosse em sua companhia e, por isso, circuncidou-o por causa dos judeus daqueles lugares; pois todos sabiam que seu pai era grego." Atos 16.

   E daí para diante, entre os dois, estreitou-se a comunhão filial, fraternal autêntica, de irmãos em Cristo e de marca de fidelidade de um filho para com o seu pai na fé.

     A fé que faltou a Ló, alvo dessa mesma afabilidade, da parte de Abraão, era autêntica e presente em Timóteo. Paulo a destaca como "sem fingimento", a mesma de sua avó e mãe:

⁵ "... pela recordação que guardo de tua fé sem fingimento, a mesma que, primeiramente, habitou em tua avó Loide e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também, em ti." 2 Tm 1.

   Não se herda fé. Essa, constatada por Paulo, em Timóteo, era autêntica na fonte, e houve na vida de Loide e Eunice. Evidente que ali, a avó evangelizou sua filha, pela vida e pela palavra, e a filha a imitou em relação a Timóteo, respectivamente filho e neto.

   Como Eva havia feito em relação a Sete e Enos, respectivamente filho e neto. Embora a Escritura, neste caso, não afirme que o filho Sete tenha "invocado o nome do Senhor", como sua mãe e filho o fizeram.

   Pois "a fé vem pelo ouvir e ouvir a palavra de Cristo", como indica o próprio Paulo aos Romanos, em 10,17. Nesse ato de ouvir, o Espírito Santo atesta verdade, também confirmado:

 ¹³ "Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com espirituais." 1 Co 2.

   Verdadeiro filho na fé. Autenticidade que provém do testemunho do Espírito a respeito da palavra de Deus, o evangelho, transmitido pelos que antes ouviram. E há urgência nessa advertência:

  ⁷ "Quem tem ouvidos para ouvir, ouça o que o Espírito diz às igrejas." Apocalipse 2.

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