sexta-feira, 5 de abril de 2024

O "mas" de Deus (ou como ser um caradura)

 ⁹ "Fiz a tua fronte como o diamante, mais dura do que a pederneira; não os temas, pois, nem te assustes com o seu rosto, porque são casa rebelde." Ezequiel 3.

   Mais do que cara de pau. Cínico. Um tremendo "caradura". Vamos adotar este neologismo. Caradura é o profeta. Profeta é o cínico, aos olhos de quem (não) ouve.

  Porque expõe mazelas, sem esquecer das suas. Prima pela autenticidade, a começar pela tentativa com sua própria coerência. Se está nessa condição, tentou evadir-se.

  E sempre no cara a cara com Deus. A coisa é tão séria, que até Deus, nessa hora, tende a perder sua (infinita) paciência. Com Moisés, literalmente, quase cometeu um homicídio:

   ²⁴ "Estando Moisés no caminho, numa estalagem, encontrou-o o Senhor e o quis matar." Êxodo 4.

  Jeremias disse ser na'ar, termo que indefine, algo tão imaturo quanto um pré-adolescente leso, como se diz por aqui. Tentou, mas não deu certo. Podemos até ouvir o tom da reprimenda divina:

  ⁷ "Mas o Senhor me disse: Não digas: Não passo de uma criança; porque a todos a quem eu te enviar irás; e tudo quanto eu te mandar falarás." Jeremias 1.

  Amós, já esmerilhado, usou como argumento de autenticidade dizer quem, o que era e sua ocupação. "Mas Deus..."

   (Diga-se, de passagem, nossas definitivas e maiores bênçãos estão descritas por sentenças escritas após as adversativas, os "mas" de Deus -- quem lê, entenda). Abaixo segue a de Amós:

   ¹⁴ "Respondeu Amós e disse a Amazias: Eu não sou profeta, nem discípulo de profeta, mas boieiro e colhedor de sicômoros.¹⁵ Mas o Senhor me tirou de após o gado e o Senhor me disse: Vai e profetiza ao meu povo de Israel." Amós 7.

   Vai e profetiza. Paulo diz aos Coríntios, "principalmente profetizeis": ¹ "Segui o amor e procurai, com zelo, os dons espirituais, mas principalmente que profetizeis." 1 Co 14.

   Para uma palavra profética autêntica, é necessário comer o livro: ⁸ "Tu, ó filho do homem, ouve o que eu te digo, não te insurjas como a casa rebelde; abre a boca e come o que eu te dou.⁹ Então, vi, e eis que certa mão se estendia para mim, e nela se achava o rolo de um livro. ¹⁰ Estendeu-o diante de mim, e estava escrito por dentro e por fora; nele, estavam escritas lamentações, suspiros e ais." Ezequiel 2.

   Se for doce, na boca, será amargo no estômago. Mas está mais para o inverso, como chá de boldo. Aliás, o livro das "escritas, lamentações, suspiros e ais" dói por todas as partes, mas finda (como se diz no Acre), dando alívio.

   E que alívio!

    Por que dói? Há mais uma adversativa que explica: ⁴ "Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, ⁵ e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, — pela graça sois salvos —, ⁶  e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus". Efésios 2.

  Há uma cruz, no meio do caminho, a dor maior para todo alívio. Mas (mais uma) defronta a contradição humana. Quem é profeta cara de pau sabe disso. Caradura.

   Prega isso. Por quê? Porque tentou, mas (de novo) não conseguiu fugir. Não fuja da cruz no meio do caminho. Põe tua vida na sentença escrita apos o "mas" de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário