domingo, 31 de março de 2024

Vivendo na plenitude da ressurreição

 ¹ "Mas, no primeiro dia da semana, alta madrugada, foram elas ao túmulo, levando os aromas que haviam preparado. ² E encontraram a pedra removida do sepulcro; ³ mas, ao entrarem, não acharam o corpo do Senhor Jesus. ⁴ Aconteceu que, perplexas a esse respeito, apareceram-lhes dois varões com vestes resplandecentes. ⁵ Estando elas possuídas de temor, baixando os olhos para o chão, eles lhes falaram: Por que buscais entre os mortos ao que vive? ⁶ Ele não está aqui, mas ressuscitou. Lembrai-vos de como vos preveniu, estando ainda na Galileia, ⁷ quando disse: Importa que o Filho do Homem seja entregue nas mãos de pecadores, e seja crucificado, e ressuscite no terceiro dia. ⁸ Então, se lembraram das suas palavras. ⁹ E, voltando do túmulo, anunciaram todas estas coisas aos onze e a todos os mais que com eles estavam. ¹⁰ Eram Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago; também as demais que estavam com elas confirmaram estas coisas aos apóstolos." Lc 24.


    A pergunta dos anjos às mulheres deslocam-nas para a lógica da fé. Quando aparecem anjos, dignificam ainda mais o que está reservado aos que creem. O acontecimento maior da fé estava diante delas.

   A sua rotina envolvia uma expectativa triste. Era costume pôr unguentos sobre o corpo dos finados até o quarto dia. Era a madrugada do terceiro. Elas seguiram para o túmulo com essa intenção.

   Seu primeiro impacto foi encontrar o túmulo aberto. Então entraram, e o encontraram vazio. Ao avistar os anjos, assustaram-se. Baixaram os olhos com temor, daí o questionamento deles.

   "Por que buscais entre os mortos ao que vive?" A ressurreição de Jesus nos coloca dependente do poder de Deus. Porque o mesmo poder que Deus exerceu em Jesus é o que nos converte de nossa condição de morte.

¹⁸ "...iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos ¹⁹ e qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder; ²⁰ o qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais". Efésios 1.

   A ressurreição de Jesus nos coloca diante das bênçãos celestiais, mas não no sentido da alienação, porém no sentido de buscar em Deus o sentido dos valores originais de Seus propósitos.

¹ "Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. ² Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; ³ porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. ⁴ Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória."Cl 3.

   E a vida prática do crente, em sua vivência de fé, suprido pelo poder de Deus, constitui-se numa vida em constante renovação, na qual os valores dos céus definem as escolhas e opções na experiência e vivência no mundo.

³ "Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, ⁴ para uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros ⁵ que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo"1 Pe1.

   Viver pela fé é viver na plenitude do poder da ressurreição de Jesus. O dom da vida, em seu sentido original, provém de Deus. Viver de modo pleno, com os valores do amor, é viver nessa plenitude do Espírito.

¹⁹ "Porque eu, mediante a própria lei, morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo; ²⁰ logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim. ²¹ Não anulo a graça de Deus; pois, se a justiça é mediante a lei, segue-se que morreu Cristo em vão." Gálatas 2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário