domingo, 24 de março de 2024

Vai ver que Deus nem existe

    Decisivamente, estou velho para me tornar um apóstata. Este termo se refere a quem abandona a fé. Vira de costas para ela, caminha na direção oposta e esquece, definitivamente, todo o compromisso com ela.

  Eu não tenho apetecimento pelo mundanismo. Já este outro termo vem de "apetecer", ou seja, ter um apetite incontido, desejar muito, cobiçar. O que um velho, nessa altura da vida, vai esperar do mundo?

  Mais ou menos essa ideia. Mas também não arrisco. Escondido dentro de mim, às vezes até patente, para bons observadores, habita o que as Escrituras chamam de "velho homem". Sim, sempre um velhaco.

  Que, permanentemente, vive para me desqualificar. Sim, já obteve sucesso muitas vezes. Porque ele, esse velhaco, sou eu mesmo, dúplice, dúbio, dobre, duplo. Mas também ferido de morte na morte de Cristo na cruz.

   Cristo e Messias significam a mesma Pessoa: Ungido por Deus para expiação do pecado dos que creem. É o meu caso. Nesta altura do texto, se não te incomoda, estou dentro das Escrituras. Desde muito cedo, mais ou menos igual a Samuel, filho de Elcana e Ana, sou criado dentro da igreja.

   Mas não pense que cheguei até aqui porque meus pais, Cid e Dorcas, fizeram-me a cabeça, de tal modo que vim numa inércia, até essa altura, desde 1957, quando nasci. Não. Engano seu. Este lado você desconhece.

  Porque é meu lado de dentro. Nem pense que sabe muito ou alguma coisa sobre isso. Mas mais do que eu e você, sabe o Espírito. Desculpe mais esta vez, mas continuo surfando nas páginas do Livro.

   Porque o Espírito, diz o Livro, perscruta, ou seja, sonda, bisbilhota, indiscretamente, até as profundezas de Deus. Quem sabe Ele tenha algo que dizer sobre Deus. A mim, sempre me mostrou que não foi o verniz da instrução dos meus pais que mudaria em mim alguma coisa.

   Se eu ficasse só nessa caiação, o velhaco venceria. A vitória definitiva do velhaco até pode ser que faça feliz quem é meu desafeto. Espero não ter nenhum, ninguém que torça ao contrário a meu respeito. Mas se houver, oro por você.

   Então, por isso, por minha própria conta e risco afirmo, sim, sou cristão. Possa se dizer que com minha própria demão. E, repito, a essa altura, convicto, e cada vez mais, de continuar sendo. E ainda mais para dentro do Livro.

  Que afirma que Jesus, ao fazer a leitura de meu avesso do avesso, como diz Caetano, Ele me amou. E deu sua vida, derramou sangue para me lavar de todas as manchas. E olha que eram empedernidas.

   Mas não se decepcione com isso. Porque você tem as mesmas manchas. Ou as suas manchas. Acha que não são tão renhidas ou incrustadas como as minhas. Ora, não vou disputar grau de pecado com ninguém.

   Ora, os meus têm a minha assinatura. E alhures, os de cada um têm a sua assinatura. Mas só houve um sangue derramado, capaz de retirar todas as manchas, em qualquer grau. E é o sangue de Jesus Cristo.

   Não espere gotinhas de sangue como vacina, para satisfazer teus escrúpulos de abstinência. E isso também consta nas Escrituras. Portanto, se for tua escolha, não tenha escrúpulos, repito, de ficar fora delas, entendeu, fora das Escrituras. Vai ver mesmo que Deus nem existe.

   Mas caso queira estar dentro, o sangue é por transfusão. E cai sobre todos. Como está escrito no Apocalipse, "toda tribo, língua, povo e nação". João viu um Cordeiro, como havia sido morto, o sangue de Cristo, conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo.

    Está nas Escrituras. Desde esse tempo, Deus me ama. Velho demais para ser apóstata. E tarde demais para não enxergar os atrativos que dentro delas, das Escrituras e da igreja, me mantêm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário